Título: População perde confiança na Prefeitura de São Paulo, diz Ibope
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/01/2012, Política, p. A6

A Prefeitura de São Paulo, sob o comando de Gilberto Kassab (PSD), tem perdido influência na percepção do paulistano sobre os órgãos que mais contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida, mostra pesquisa do Ibope divulgada ontem. Em 2008, 12% dos entrevistados pelo instituto disseram que a administração municipal era a principal responsável por essa melhora. Agora, só 7% escolheram esta opção.

O órgão melhor avaliado nesse quesito é o governo federal, que se manteve estável no índice - era apontado por 14% dos moradores como o que mais contribuia para o seu progresso em 2008 e desta vez foi citado por 15% dos entrevistados. Houve uma queda, porém, em relação a 2010, último do governo Lula (PT), quando 21% atribuíam às ações da União a responsabilidade pela melhoria da qualidade de vida da população.

A pesquisa foi contratada para medir a satisfação do paulistano com a cidade e os serviços públicos pela Rede Nossa São Paulo, organização que reúne mais de cem entidades da sociedade civil. Foram ouvidos 1.512 moradores entre de 25 de novembro a 12 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

O número ajuda a explicar a forte influência que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente Dilma Rousseff têm como puxadores de voto desta eleição em São Paulo e é um dos motivos da articulação de Kassab para tentar uma aliança com o PT, partido que faz oposição ao seu governo.

"As pessoas têm mais renda, mais emprego, e veem isso como ação do governo federal", afirma o secretário-executivo da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew. "Já a diferença crescente entre a influência da prefeitura e do governo federal é que a administração do município está sendo mal avaliada", analisa.

A rejeição ao prefeito nunca foi tão alta, segundo a pesquisa. Apenas 17% da população avalia a gestão dele como boa ou ótima, enquanto 30% a consideram ruim ou péssima. É o pior índice desde 2008, primeiro ano da aferição, quando 46% dos paulistanos eram favoráveis ao governo Kassab e só 12% eram contra.

A prefeitura também é o terceiro órgão público em que o paulistano menos confia, à frente apenas da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município. Dos entrevistados, 35% disseram acreditar na administração municipal, contra 64% que não confiam - 2% não responderam. Em 2008, a prefeitura tinha a confiança de 50% dos moradores, ante 46% que não confiavam na instituição.

A avaliação ruim atinge todos os setores da cidade. Dos 25 aspectos da vida em São Paulo pesquisados pelo Ibope, 19 tiveram nota abaixo do valor considerado bom pelo instituto, de 5,5 pontos em uma escala de 0 a 10. A nota média de satisfação com a cidade foi de 4,9.

Segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, há uma relação direta entre a satisfação do morador e a percepção que ele tem sobre a violência. 35% dos entrevistados que disseram não se sentir nada seguros em São Paulo deram nota 4,6 para a cidade, enquanto o 1% que se sente muito seguro atribuiu 5,7.

"Quanto mais insegura a pessoa se sente, menor é a satisfação geral dela, o que mostra a importância dos investimentos nesta área", afirma Márcia. Dado ruim para o prefeito, já que a 54% da população se diz pouco segura, enquanto apenas os outros 10% afirmam que estão seguros.