Título: Dilma elogia capacidade de 'agregar' de Kassab
Autor: Cunto,Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 26/01/2012, Política, p. A5

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), recebeu ontem rasgados elogios da presidente Dilma Rousseff, que destacou, durante uma das cerimônias que marcam o aniversário da cidade, a capacidade do pessedista de unir adversários. "Quero agradecer a essa figura capaz de agregar, capaz de criar vínculos fraternos e republicanos entre as pessoas mais diferenciadas, que é o prefeito Gilberto Kassab", afirmou a petista.

O entusiasmo de Dilma com o prefeito, contudo, não foi compartilhado pela cúpula do partido nem pelo pré-candidato do PT, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, com quem Kassab tenta um acordo para a eleição (ver matéria nesta página).

O gesto da presidente foi visto por petistas, que são oposição a Kassab na capital, como uma manifestação a favor da aliança com o PSD, proposta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que ao PT que "discuta" como forma de isolar os tucanos.

Por outro lado, os elogios também foram vistos como uma forma de Dilma prestar solidariedade ao prefeito, que saiu escoltado de um protesto ontem pela manhã e teve o carro atacado por chutes e ovos quando saia da missa em comemoração ao aniversário da cidade.

Os manifestantes, ligados a movimentos sociais por mais moradia e a partidos políticos como PSTU e PSOL, protestavam contra a ação da Polícia Militar na Cracolândia, região do centro de São Paulo que tem uma grande concentração de dependentes de crack, e pela retirada das famílias de um terreno particular no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos.

O prefeito disse, depois da cerimônia, que os protestos fazem parte do período democrático que o Brasil vive, mas lamentou os abusos. "Quem está na vida pública tem que compreender as manifestações, mas o caminho em nenhum momento é a violência, que depõe contra os argumentos de quem protesta", afirmou.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que comanda a PM no Estado, havia confirmado presença na missa, mas não foi ao evento - a assessoria do tucano não informou o motivo.

Alckmin só apareceu mais tarde, ao lado de Dilma, durante a cerimônia de entrega da Medalha 25 de Janeiro, que premia pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Ambos foram homenageados, assim com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Dilma manteve a relação de boa vizinhança com a oposição e elogiou FHC e Alckmin para uma plateia repleta de tucanos - entre eles o ex-governador José Serra, que disputou contra ela a eleição em 2010- e com poucos petistas. Segundo a presidente, o país precisa criar o "hábito republicano" de celebrar seus ex-presidentes - postura que contrasta com a de Lula, que viveu em constante conflito com FHC.

Kassab, que em 2011 fundou o PSD com apoio de dissidentes da oposição e formou a terceira maior bancada da Câmara, tem ajudado o governo em votações importantes, o que não impediu FHC de também dirigir afagos ao prefeito. O ex-presidente brincou ao agradecer ao prefeito por "não esquecer dos amigos, mesmo quando eles já estão ficando velhinhos".