Título: PT vai ao MP contra Quícoli
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 18/09/2010, Política, p. 2

Partido quer que denunciante do esquema de lobby responda por calúnia e difamação

O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou, ontem, com um pedido para que o Ministério Público Eleitoral denuncie o empresário Rubnei Quícoli por crime contra a honra do partido e da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. Na última quinta, Quícoli afirmou que parte do dinheiro movimentado no esquema de tráfico de influências na Casa Civil teria como destino a campanha presidencial do partido.

Segundo o empresário, Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, cobrou 5% da EDRB do Brasil para conseguir um financiamento de R$ 9 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ainda de acordo com Quícoli, o ex-diretor dos Correios Marco Antônio Oliveira o teria informado sobre o uso do dinheiro na campanha eleitoral. O ex-ministro e candidato ao governo de Minas Gerais Hélio Costa também seria beneficiado pelo esquema.

Para o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, as denúncias do empresário mostram uma clara tentativa de forjar um envolvimento do PT e da campanha. Não admitimos que ninguém, e principalmente um cidadão com essa folha corrida, venha fazer a tentativa de forjar a participação da campanha e do PT nesse episódio, afirmou.

Na ação protocolada na 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, a defesa de Dilma Rousseff afirma que houve intenção eleitoral nas declarações do empresário. Segundo os advogados, se a intenção de Quícoli fosse apenas denunciar os fatos, isso deveria ter sido feito no início de 2010, quando supostamente eles teriam ocorrido. Os advogados do PT querem que seja aberta ação penal contra o empresário pelos crimes de calúnia e difamação.