Título: Virtuais aderem à onda das megaliquidações
Autor: João Luiz Rosa
Fonte: Valor Econômico, 10/12/2004, Empresa, p. B1

As megaliquidações ou queimas de estoques, comuns nas lojas físicas, podem ser uma dor de cabeça na internet. Em vez de fidelizar os clientes, há o risco de deixá-los furiosos caso eles não consigam entrar no site ou, pior ainda, finalizar suas compras, devido ao forte aumento no tráfego. O tiro pode sair pela culatra, principalmente porque o consumidor de internet costuma ser mais exigente e mais impaciente que os clientes convencionais. Mesmo irritado com a fila no caixa, os consumidores provavelmente não abandonarão suas compras nas lojas físicas, mas, nas lojas virtuais, eles podem desistir rapidamente da idéia. Alguns sites ainda não se arriscam a fazer megaliquidações, mas, com os maiores investimentos em tecnologia e avanço do uso de banda larga, a concorrência tende a se acirrar. A pontocom do Extra, hipermercado do grupo Pão de Açúcar, fez pela primeira vez uma superliquidação relâmpago, no dia 30 de novembro, quando foram colocados mais de 500 itens em oferta, alguns com 50% de desconto. "Nos preparamos para a promoção, tanto no aspecto logístico e comercial quanto tecnológico, para recebermos um tráfego intenso", afirma Jonas Antônio Ferreira, gerente de comércio eletrônico do Extra, que no dia seguinte podia respirar aliviado. Segundo ele, a disponibilidade do site foi de 99,9% e a velocidade de acesso foi igual à de um dia comum. A dose foi repetida ontem e será reprisada no dia 14. O número de acessos cresceu 120% durante a megaliquidação em relação à semana anterior e 250% se comparado ao mesmo dia de 2003. Em vendas, o aumento foi de 149% em relação à semana anterior e de 218% sobre igual período do ano passado. Comercialmente, a estratégia também foi positiva. O número de itens por pedido foi 50% maior do que o normal e o valor gasto por compra alcançou R$ 570, cifra 30% superior ao tíquete médio ao longo do ano. Os investimentos feitos em mídia totalizaram R$ 100 mil. O Extra concentrou sua artilharia em DVD, TV de 29 polegadas e tela plana e câmera digital. As maiores negociações foram feitas com a Philips, Philco, HP, Lexmark, Samsung, Canon e Kodak. Daqui para a frente, afirma Jonas, o desafio será a incorporação de conteúdos visuais mais ousados na internet, como filmes e imagens em três dimensões. Ele estima que entre 20% e 30% dos usuários do site do Extra tenham hoje acesso de alta velocidade. Mas o número pode ser maior. Os picos de acesso, na hora do almoço e no fim do dia, mostram que os consumidores aproveitam o intervalo no trabalho para fazer suas compras na rede, utilizando a banda larga das empresas.