Título: Varejo on-line vai crescer 40% no Natal, com guerra de promoções
Autor: João Luiz Rosa
Fonte: Valor Econômico, 10/12/2004, Empresa, p. B1

Com a aproximação do Natal e a expectativa de que as vendas on-line aumentem 40% na temporada - dez pontos percentuais acima do inicialmente previsto -, os sites de comércio eletrônico iniciaram uma guerra de promoções para superar a concorrência e conquistar a preferência do consumidor. Prazos de pagamento mais longos, distribuição de prêmios e até liquidações antes da hora reforçam o arsenal das companhias. A disputa é por um bolo de R$ 286 milhões. É esse o volume de negócios que deve ser movimentado na web entre 15 de novembro e 23 de dezembro, estima a consultoria E-bit. O valor, que não inclui a venda de automóveis e passagens aéreas, supera com folga os R$ 204 milhões de 2003. O valor médio das compras também anima o setor. A previsão é de que o e-commerce atingirá o mais alto tíquete de sua história: R$ 340, 8% acima dos R$ 315 de dezembro de 2003. O Submarino, que espera aumentar as vendas entre 45% e 50% no Natal, estendeu o prazo de financiamento para 12 meses, sem juros, e oferece frete grátis para uma série de produtos nas compras com cartão de crédito. A empresa também promove uma campanha publicitária na TV e em jornais e realiza uma promoção especial. "A cada R$ 75 em compras, o consumidor concorre a um vale presente de mil reais, por dia, até o dia 25", diz André Shinohara, diretor de marketing do Submarino. O Shoptime, que espera crescer 50% na temporada, tem comprovado a eficácia do crédito facilitado. "Durante todo o ano oferecemos financiamento em 12 vezes, com frete grátis", diz Marcelo Lobianco, diretor de marketing da empresa. Com as vendas de Natal, as operações de internet da companhia devem fechar o ano com participação de 50% a 52% nas vendas totais. O restante vem do canal de TV e dos catálogos. "Há dois anos, a web representava 30% da receita", compara Lobianco. Para o Mercado Livre, o crédito é parte de uma estratégia mais ampla de meios de pagamento, batizada de MercadoPago. Para a temporada de Natal, a empresa oferece produtos em até seis vezes sem juro no cartão de crédito. O limite anterior era de três vezes. Com o sistema, a companhia, originalmente um site de leilão, espera resolver um problema que inibia suas vendas. O Mercado Livre detectou que muitos consumidores não efetivavam as compras porque tinham de pagar antecipadamente e receavam não receber o produto depois que o vendedor já havia recebido o dinheiro. Sob o MercadoPago, que é um modelo opcional, o comprador transfere o dinheiro a uma conta virtual, que só libera o pagamento depois do envio da mercadoria. O sistema também permite que parte significativa dos vendedores, que não aceitavam cartão de crédito, passe a fazê-lo. Atualmente, o modelo de leilão só representa 14% dos negócios no Mercado Livre. O resto é venda direta, como em outros sites. Apesar disso, 60% das vendas ainda são originados por vendedores que são pessoas físicas e não aceitam cartão. "Com o ModeloPago, a venda é parcelada, mas o vendedor recebe à vista", explica Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre no Brasil. A expectativa da empresa para o Natal é vender 100% mais que no ano passado. Entre os produtos mais baratos, os filmes em DVD devem consagrar-se como o sucesso da temporada, ao lado dos livros e CDs. "Já é possível encontrar DVDs a R$ 19, menos que um CD", diz Lobianco, do Shoptime. "O preço baixo, aliado à popularização dos sistemas de home theater e à violência urbana, que mantém as pessoas em casa, estão fazendo o sucesso dos DVDs." Entre os produtos mais caros, os varejistas apostam principalmente nas câmeras digitais. Para 2005, a previsão é de que o comércio eletrônico irá aumentar 30%, para R$ 2,3 bilhões. "Como não há muito mais espaço para aumentar o tíquete médio, a evolução vai depender do crescimento do número de consumidores e da freqüência das compras", diz Pedro Guasti, diretor da E-bit. O ano vai terminar com 3 milhões de pessoas que compram na web, uma base que deve crescer 20% em 2005.