Título: BNDES capta 750 mi de euros
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/09/2010, Economia, p. 21

Banco pagou a menor taxa de suas emissões externas, abrindo caminho para empresas brasileiras no mercado europeu. Recursos vão engordar o orçamento da instituição

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conseguiu pagar a menor remuneração da história de suas emissões pela captação, concluída na semana passada, de 750 milhões de euros em títulos no mercado internacional, com vencimento em setembro de 2017. A instituição pagará juros de 4,243% ao ano, equivalentes a prêmio de 200 pontos-base sobre os Mid-Swaps(1).

Trata-se da remuneração mais baixa paga pelo BNDES em todas as emissões no mercado internacional e também do mais baixo custo de uma emissão brasileira no mercado de euros, diz a nota divulgada pelo banco de fomento, que afirma ainda que o sucesso da operação pode abrir caminhos para captações, no mesmo patamar de outros emissores brasileiros no mercado de euros.

A operação foi coordenada pelos bancos BNP Paribas, Credit Suisse e Deutsche Bank e contou ainda com o Banco do Brasil como agente de distribuição. Foi a primeira captação do BNDES em euros nos últimos 10 anos. Os recursos vão compor o orçamento do BNDES. Nos últimos três anos, o banco realizou três captações em dólares, no valor US$ 1 bilhão cada uma.

Na nota divulgada ontem, o banco ressaltou que a demanda foi muito superior ao valor oferecido ao mercado e que mais de 175 investidores participaram do processo de formação de preço do papel, que ultrapassou 2 bilhões de euros em ordens. A elevada demanda viabilizou uma grande pulverização dos títulos para compradores de diversos países, com destaque para os europeus, e com perfil de investimento de longo prazo, acrescenta a nota da BNDES.

Segundo o BNDES, a emissão em euros apresentou um custo de apenas 35 pontos-base acima de uma emissão teórica do Tesouro brasileiro em sete anos, prêmio similar ao pago pelo KfW, banco de desenvolvimento da Alemanha, sobre o Tesouro alemão. O custo da operação foi atrativo se comparado ao de uma emissão teórica do BNDES no mercado de dólares americanos.

Ainda de acordo com o comunicado do banco, a base de investidores no mercado europeu é diferente da verificada na operação de dólares americanos. Por isso, duas equipes de executivos do banco realizaram, no início de setembro, uma rodada de demonstrações financeiras a investidores de três dias em Londres, Paris, Frankfurt, Munique, Amsterdã, Zurique e Genebra, no intuito de apresentar a qualidade do crédito do BNDES. Com isso, o BNDES também diversifica sua base de investidores, na medida em que se aproxima de outro tipo de mercado, conclui a nota.

1 - Juros básicos

Os Mid-Swaps são uma taxa básica de juros do mercado europeu e a principal referência para as emissões realizadas no mercado de euros. Eles equivalem à taxa média calculada entre o preço de compra e o preço de venda de swaps (opções de troca) de prazo equivalente no mercado europeu.