Título: Prêmios da Cardif sobem 56% com alta do crédito
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 11/08/2006, Finanças, p. C8
O aumento das operações de crédito dos bancos e financeiras melhorou os resultados da Cardif, seguradora do grupo francês BNP Paribas. Os prêmios no primeiro semestre cresceram 56% e chegaram a R$ 55 milhões, informou ao Valor o presidente da Cardif, Ricardo Braga. A expectativa é fechar o ano com prêmios na casa dos R$ 120 milhões.
Um dos principais produtos oferecidos pela Cardif é o seguro de proteção financeira, que garante o pagamento das parcelas de um financiamento em caso de morte, invalidez, desemprego ou incapacidade (para profissionais liberais) do tomador. O seguro também garante o pagamento das faturas de cartões de crédito ou de loja. Com o crescimento dos empréstimos pessoais, do crédito direto ao consumidor e dos cartões, a venda deste tipo de seguros disparou. No primeiro semestre, aumentou 43% segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Segundo Braga, o seguro de proteção financeira representa 80% dos negócios da Cardif. A seguradora, porém, quer aumentar a oferta de novos produtos. Desde o final do ano passado vem trabalhando com outros seguros, como os de proteção individual (incluindo seguros de vida, de acidentes pessoais e até o educacional, que garante o pagamento das parcelas da escola ou faculdade com a morte ou invalidez dos pais do estudante).
Os seguros da Cardif são oferecidos ao público por meio de parceiros. Ao todo são 16, incluindo o Carrefour, Magazine Luiza e o banco da Volkswagen. Com o Magazine Luiza, a parceria foi além e se transformou na Luizaseg, criada este ano para oferecer os seguros de garantia estendida (apólices que dão direito a uma garantia maior que a oferecida pelo fabricante de eletrodomésticos e móveis).
Para continuar crescendo, a principal aposta da Cardif é o crescimento orgânico. Ela chegou a disputar a compra da seguradora da Nossa Caixa, mas achou o preço alto demais. "Se aparecer alguma oportunidade, é claro que vamos considerar", diz Braga. A Cardif chegou ao Brasil em 2000, mas os negócios começaram a aparecer em 2002. Segundo Braga, está perto de atingir o "break even" (ponto de equilíbrio, no qual as receitas e despesas se igualam).
A seguradora tem 4,5 milhões de clientes. Os seguros que oferecerem são de preços muito baixos. No caso do proteção financeira, o valor da apólice varia de 1% a 5% do valor do financiamento. Há apólices na casa dos R$ 2,00.