Título: Camex reduz a 2% impostos de equipamentos de metrô
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/08/2006, Brasil, p. A2

O governo reduziu de 14% para 2% o imposto de importação de um conjunto de equipamentos voltados para revestimento de túneis metroviários. A medida beneficiará a construção do metrô de São Paulo.

Esses tipos de equipamentos estão orçados em 30 milhões de euros. Com a desoneração, o custo pode cair em até 30%, segundo estimativas do governo. A decisão foi tomada na quarta-feira em reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

No caso do metrô de São Paulo, o equipamento será destinado à construção da Linha Amarela. Com um trajeto de 12,8 quilômetros, o orçamento total do projeto é de US$ 1 bilhão. Em equipamentos nacionais, devem ser gastos US$ 740 milhões. A linha vai ligar o bairro da Luz à Vila Sônia na Zona Oeste da capital paulista. O término da primeira fase da obra está previsto para 2008.

Esses equipamentos foram incluídos no regime de ex-tarifário, que funciona como uma exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. Para ser incluído no sistema, o produto importado não pode ter similar no Brasil. O prazo de vigência do ex-tarifário é de dois anos.