Título: Ibope mostra aumento de vantagem petista
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/08/2006, Política, p. A8

A possibilidade de um segundo turno na disputa presidencial está cada vez menor. É isso que diz a pesquisa feita pelo Ibope e divulgada ontem pelo "Jornal Nacional". De acordo com a sondagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 46% das intenções de voto e venceria ainda no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. Geraldo Alckmin, do PSDB, está com 21%, enquanto a candidata do P-SOL, Heloísa Helena, registra 12%.

Os dados foram comparados com duas pesquisas anteriores, uma realizada na semana passada e outra em julho deste ano. Lula subiu dois pontos percentuais (de 44% para 46%). Alckmin, ao contrário, caiu quatro pontos, exatamente o mesmo índice de aumento atingido por Heloísa Helena.

O Ibope simulou um cenário de segundo turno. Lula venceria com 51% dos votos, três pontos a mais que na pesquisa realizada em julho. Alckmin ficaria com 33%, seis pontos a menos que na sondagem de feita no mês passado.

A pesquisa Ibope/TV Globo quis também saber a opinião dos eleitores sobre o governo Lula. Para 41% dos entrevistados, o governo Lula é bom ou ótimo, aumento de um ponto percentual em relação ao levantamento divulgado no dia 4. Apesar da melhora, o número de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo também cresceu: passou de 19% para 22%. A quantidade de pessoas que avaliaram o governo como regular passou de 40% para 35%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 7 e 9 em 142 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 12672/2006. (Com agências noticiosas)