Título: Volks conclui a primeira fase de demissões no Brasil
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2006, Empresas, p. B6

A Volkswagen concluiu, na semana passada, a primeira fase do seu plano de enxugamento com o corte de 160 vagas na fábrica de Taubaté (SP). Não há, no entanto, informações de quantos trabalhadores se apresentaram como voluntários para as demissões.

A montadora não informa o número de voluntários e o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) também não tem essa informação. Ele sabe apenas que boa parte dos cortes envolveu empregados aposentados.

Agora, a Volks prepara a segunda fase de cortes nessa fábrica, que prevê mais 140 demissões até o final do ano. O plano é chegar a um total de 700 demissões até 2008, prazo previsto para o término do programa de reestruturação da companhia no Brasil.

"A semana foi tensa na fábrica, mas o ritmo de produção está normal e sentimos que a empresa vai cumprir a promessa de trazer mais investimentos para a fábrica, o que poderá eliminar a necessidade de mais cortes", afirma o vice-presidente do sindicato, Isaac do Carmo.

Em Taubaté, a Volks ofereceu 0,6 salário por ano de trabalho como forma de incentivar as demissões. Não há, no entanto, negociação com os outros sindicatos de trabalhadores que comandam as bases de metalúrgicos onde estão as outras duas fábricas da Volks.

As unidades de São José dos Pinhais (PR) e São Bernardo do Campo (SP) também passarão pelo processo de enxugamento. Ao todo, a Volks prepara o corte de 5 mil a 6 mil empregos no Brasil, onde a companhia tem cerca de 21 mil funcionários.

O maior número de dispensas será na fábrica do ABC, onde de cada quatro operários um deve ser demitido. Nessa unidade, onde trabalham 12 mil pessoas, existe um contrato de estabilidade que termina em novembro.