Título: Berger tenta eleger sucessor para testar força pol
Autor: Pitthan,Júlia
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2012, Política, p. A10

Depois de ganhar quatro eleições seguidas, o prefeito de Florianópolis, Dario Berger (PMDB) prepara-se para eleger um sucessor. O pemedebista ganhou nas duas vezes que disputou a Prefeitura de São José, na região metropolitana de Florianópolis, e as duas seguintes, na capital. Agora, quer usar os bons índices de saúde e educação conquistados no seu governo para fazer o deputado federal Gean Loureiro, do mesmo partido, vencer a disputa em outubro. A eleição municipal promete ser um termômetro da força política de Berger e poderá reforçar seu nome como candidato em 2014 ao governo estadual.

Como principal número a seu favor, Berger afirma que investiu R$ 274,5 milhões acima do limite constitucional em saúde e educação ao longo dos sete anos na prefeitura. De 2004 a 2011, segundo balanço da prefeitura, foram investidos 29% dos recursos próprios com o sistema de ensino municipal e 18% na saúde - o estabelecido em lei é de 25% e 15%, respectivamente. Durante a entrevista que concedeu ao Valor, acompanhado dos secretários de Saúde, João José Cândido da Silva, da Educação, Rodolfo Pinto da Luz, e do Planejamento, Augusto Cezar Hinckel, o prefeito recorreu diversas vezes à equipe para listar as principais conquistas da gestão.

Berger também promete deflagrar uma Operação Despedida, com uma série de inaugurações de obras públicas a partir do aniversário de Florianópolis, no dia 23 de março.

Apesar da confiança do prefeito, a disputa deverá ser acirrada. Uma aliança entre o candidato do PSD, o atual secretário estadual de Turismo, Cesar Souza Júnior, e o vereador João Amin (PP), herdeiro do casal Angela e Esperidião, coloca Berger em uma situação de desconforto. Em 2010, na eleição estadual, o DEM - em especial a ala que, posteriormente, deixou o partido para fundar o PSD - aliou-se ao PMDB e ao PSDB para garantir a vitória de Raimundo Colombo (o governador eleito pelo DEM que hoje está no PSD) ainda no primeiro turno. "Eu me sinto muito desconfortável em imaginar que um grupo político que é aliado nosso possa se juntar, na eleição municipal, aos nossos principais adversários. Isso representa uma espécie de traição a princípios básicos de lealdade, responsabilidade e gratidão", diz o prefeito.

O PP da família Amin foi o principal adversário de Dario Berger durante sua trajetória política. Na disputa pela reeleição, em 2008, o prefeito foi ao segundo turno contra Esperidião Amin e venceu com 57,6% dos votos válidos.

Cesar Souza Júnior foi o deputado mais votado ainda pelo DEM em 2010 e chegou a disputar a prefeitura em 2008. Terminou em terceiro lugar, atrás de Esperidião. Em pesquisa realizada pelo Ibope, ele aparece em segundo lugar nas intenções de voto, atrás de Angela Amin.

"Houve uma aproximação com o PP que ainda não se traduziu em coligação, mas estamos bem encaminhados. Não abrimos mão da cabeça de chapa, por definição do partido e porque temos conseguido bons resultados nas pesquisas", diz Cesar Souza Júnior. Segundo o secretário estadual, o PSD pretende fazer 70 prefeituras em Santa Catarina. As principais cidades, entre elas Florianópolis, Joinville e Blumenau, têm candidatos com boas chances nas pesquisas. O partido herdou os quadros do DEM, que ficou praticamente esvaziado no Estado.

Apesar da aliança no âmbito estadual com o PMDB, Cesar Souza Júnior diz que a decisão pela disputa à prefeitura será tomada em Florianópolis. "O governador nos deu carta branca para conduzir o processo", disse.

O deputado federal Gean Loureiro (PMDB) também está confiante. Ele chegou a ser o vereador mais votado em Florianópolis, em 2008, foi secretário municipal de diversas Pastas e acredita que o fato de nunca ter disputado a prefeitura conta pontos a seu favor. O PMDB já costurou alianças com o PDT e o PPS, e trabalha para atrair até mesmo DEM, diz Loureiro. "Temos muito o que mostrar. Basta comparar os oito anos de mandato do nosso partido com os oito anos de mandato anteriores", diz, fazendo referência ao período de Angela Amin na prefeitura.

"Essa chapa é o retorno da velha política. Das oligarquias. Do Arenão. É a velha política de cara nova. E a se confirmar o nome destes dois candidatos, a meu ver eles não são candidatos a prefeito, mas a primeiro emprego, porque a rigor nunca fizeram nada", disse Berger. Cesar Souza Junior não quis comentar a declaração do prefeito.