Título: Encostado na parede, Afif diz que concorrerá em SP
Autor: Cunto,Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2012, Política, p. A10

Encostado na parede", o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), afirmou ontem, pela primeira vez, que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, após passar praticamente seis meses negando que pretendesse concorrer. Ele ressaltou, porém, que espera reeditar a aliança com o PSDB para disputar o cargo - proposta que os tucanos alinhados com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) resistem a aceitar.

"Me encostaram na parede! Acabei aceitando ser pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo nosso partido [PSD]. Para esse fim dependemos, ainda, de alguns passos que nos levem à reedição da aliança que elegeu Alckmin e [Cláudio] Lembo [PSD] para o governo do Estado, José Serra [PSDB] para prefeito e governador e que me elegeu vice-governador de SP", escreveu Afif no Facebook e no Twitter.

A candidatura do vice-governador já tinha sido anunciada na segunda-feira como prioridade pelo atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), depois de reunião da cúpula do partido. Na ocasião, Kassab deu um ultimato ao PSDB: ou aceita Afif ou ele buscará alianças "alternativas", entre elas apoiar o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) buscou manter as conversas abertas com o PSD. "No que depender de nós, vamos fazer um esforço para construir uma proposta em comum e estarmos juntos", "Mas, quando se faz um entendimento, todas as possibilidades são discutidas", afirmou o tucano. Alckmin defendeu, porém, um candidato da própria sigla. "O PSDB é um partido grande, com presença nacional, e é natural que queira ter candidato na maior cidade brasileira", disse.

A aliança é vista como primordial no PSD para reforçar a candidatura do vice-governador, que é desconhecido de 60% dos eleitores da cidade, segundo pesquisa Datafolha dos dias 26 e 27. Ele tem apenas 3% das intenções de votos. Para mudar esse cenário, seria preciso o tempo de televisão do PSDB e apoio do eleitorado conservador da cidade, que costuma votar nos tucanos.

Aliados do prefeito, porém, acreditam que Afif não tem realmente vontade de concorrer e quer continuar como vice-governador, cargo em que tem mais tempo para a família e é menos desgastante. Mostra disso, dizem, é que ele saiu do encontro do partido na segunda-feira, quando o prefeito divulgou que ele era o candidato do PSD, sem falar nada ou esboçar grandes reações.