Título: Acordo busca desenvolver plantio de mamona no RS
Autor: Bouças, Cibelle
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2006, Agronegócios, p. B12

A Brasil Ecodiesel assinou um acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) para estimular o plantio de mamona destinado à produção de biodiesel.

Conforme Nelson Silveira, presidente da empresa, o objetivo é abastecer a usina de Rosário do Sul (RS), que está em fase de implantação e deverá entrar em operação até o início de 2007. No último leilão da Petrobras, realizado em julho, a empresa arrematou um lote para entregar 80 milhões de litros de biodiesel a partir da unidade gaúcha. A planta terá capacidade para 120 milhões de litros por ano.

Pelo acordo, a empresa fará contratos de compra antecipada e pagará R$ 0,59 por quilo de mamona colhida. O valor é o mesmo pago pela empresa em outros Estados. Os contratos serão feitos com produtores que destinarem pelo menos 2,5 hectares à cultura. A meta é atrair 14,6 mil agricultores familiares este ano para o projeto.

A Brasil Ecodiesel foi a que mais arrematou lotes nos leilões da Petrobras. Dos 840 milhões de litros contratados, 488 milhões serão fornecidos pela empresa, que possui seis projetos de usinas no país, totalizando capacidade para 640 milhões de litros por ano e investimento próximo a R$ 140 milhões.