Título: Alckmin investe em TV para crescer
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 07/08/2006, Política, p. A9

Depois de intensificar as viagens pelo Nordeste, a campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, aumentará o investimento em entrevistas a rádios e televisões. Hoje, o tucano gravará no Rio de Janeiro entrevistas para o Jornal Nacional , da TV Globo, e o Jornal das Dez, da Globonews. O primeiro conta com uma audiência média de 36 pontos, pelo Ibope. Até as eleições, o JN deve realizar entrevistas com os principais presidenciáveis.

A estratégia de aumentar as "notícias diárias" do candidato no Jornal Nacional foi divulgada há três semanas, na inauguração do comitê do PSDB em Brasília. Cinegrafistas gravaram, sem que o participantes da reunião do comitê de Alckmin percebesse, parte da conversa que traçava a "produção de fatos" para aparecer n telejornal como prioritária. Nos registros captados, o presidente do PFL, Jorge Bornhausen (SC), dizia: "É preciso mobilizar para entrar no Jornal Nacional... Acompanhar o roteiro nos Estados... Nosso objetivo se chama Jornal Nacional. Quem ganhar no Jornal Nacional ganha a eleição".

Segundo analistas de mídia, o espaço que a Globo tem dado aos candidatos à Presidência da República é um dos maiores responsáveis pelo crescimento da candidata à Presidência pelo P-SOL, senadora Heloísa Helena. A estratégia de investir em "produção de notícias" também foi adotada pelos candidatos nanicos, depois que a Rede Globo negociou com os candidatos com menos de 5% nas pesquisas de intenção de voto para que, em troca da aparição diária, eles não participem do debate entre os presidenciáveis. Apesar de mostrar-se reticente quanto à participação em debates, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das três rodadas de entrevistas da emissora.

Ontem, em campanha de rua no bairro de Cidade Tiradentes, reduto petista da zona leste da periferia de São Paulo, Alckmin evitou repercutir as críticas feita presidente Luiz Inácio Lula da Silva à oposição "raivosa". Segundo Lula, seus opositores estão irritados com sua liderança nas pesquisas eleitorais. O tucano retomou o discurso de que está "absolutamente zen", usado quando disputou a vaga no partido com José Serra para concorrer à Presidência, e que também serviu de mote da campanha de Lula, em 2002, quando o partido apresentava o petista como "Lulinha Paz e Amor. "Estou absolutamente zen. Estou paz, amor e trabalho, que é disso que o Brasil precisa´´, disse Alckmin.

O candidato tucano voltou a defender uma reforma política em etapas, com a aprovação, em um primeiro momento, da fidelidade partidária e do voto distrital. "A reforma pode ser feita com a mudança da Lei. Não acredito que quem teve quatro anos e não fez a reforma política e a tributária, faça com o novo mandato," acrescentou. Em sua análise, a proposta apresentada pelo presidente Lula, de convocação de uma Assembléia Constituinte para discutir a reforma política não é adequada. "Nós vamos ficar com dois Congressos? E quem garante que uma Assembléia Constituinte terá um papel diferente (do atual Congresso)? Ninguém. Não vejo nenhuma lógica nisto. É muito discurso, muita teoria e pouco resultado´´, afirmou o tucano.

Longe do governo do Estado desde o fim de março, quando se desincompatibilizou para concorrer à Presidência, o ex-governador fez propaganda de um hospital, que será inaugurado na região por seu sucessor, Cláudio Lembo.

Na visita ao bairro da capital paulista, o tucano precisou suar a camisa e quebrar as regras para acertar um arremesso no jogo de malhas. Ele não foi bem sucedido em suas tentativas de acertar o alvo - só conseguiu na 16º tentativa. (Com Folha Press)