Título: Apetite voraz
Autor: Mainenti, Mariana; Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 28/09/2010, Economia, p. 12

A internacionalização das empresas brasileiras também tem reflexos na estratégia das instituições financeiras do país.

Vice-presidente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil, Alan Toledo espera que, até o fim do ano, tenha se concretizado a intenção do BB de ir às compras nos EUA. Há 1,4 milhão de brasileiros vivendo no país. Estamos buscando oportunidades na Flórida e em Nova York e não descartamos a possibilidade de fazermos mais de uma aquisição, embora duas instituições impliquem integração tecnológica, adianta.

A instituição, que já adquiriu o Banco da Patagônia, na Argentina, mira oportunidades ainda no Chile, na Colômbia, no Equador e no Peru. Nesses países, há um aumento das participações de empresas brasileiras em negócios como veículos, petróleo e construção. Queremos definir a nossa participação em um deles, diz Toledo. Hoje, os negócios do BB no exterior correspondem a 1%do resultado do banco. A previsão da instituição é que, em nove anos, essa proporção se eleve a 9%.

Desenvolvidos O apetite comprador brasileiro já chama a atenção de nações desenvolvidas. Países tradicionalmente investidores, como França e Holanda, abriram agências no Brasil que visam a captação de recursos. Estou muito impressionado com a capacidade de as empresas brasileiras se projetarem no exterior. O investimento do Brasil fora do país cresceu muito. Temos hoje 30 empresas do Brasil na França e, ao abrirmos a agência no país, queremos dizer aos brasileiros que a França os espera, diz o embaixador e presidente da Agência Francesa de Investimentos Internacionais, David Appia.

Os brasileiros estão se expandindo pelo mundo. Queremos levar esses investimentos para a Holanda, afirma o diretor da Agência Neerlandesa de Investimentos Estrangeiros, Odécio Roland. Para ele, os recursos poderão ajudar a impulsionar a economia holandesa. A crise não é o principal motivo por que resolvemos instalar a agência no Brasil.Mas a atração de investimentos ajuda a nossa economia e o Brasil é um dos grandes países emergentes com potencial investidor. (MM)