Título: Agnelo mantém liderança
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 23/09/2010, Cidades, p. 34

A 10 dias da eleição, pesquisa do Instituto CB Data mostra que petista tem 35% das intenções de voto, contra 30% de seu principal adversário, Joaquim Roriz. Na simulação de segundo turno, diferença é de oito pontos percentuais

A 10 dias das eleições, o candidato do PT, Agnelo Queiroz, lidera a disputa para o Governo do Distrito Federal. Se o pleito fosse realizado hoje, ele teria 35% dos votos, contra 30% do segundo colocado, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Toninho do PSol aparece em terceiro, com 4% das intenções de voto, e Eduardo Brandão (PV) em quarto, com 1%. Os demais candidatos tiveram menos de 0,5% e por isso não pontuaram. O cenário se refere à simulação estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com o nome dos concorrentes. A pesquisa do Instituto CB Data, encomendada pelo Correio Braziliense, foi realizada entre 19 e 22 de setembro e ouviu 1,1 mil eleitores em todo o DF.

De acordo com o levantamento, os dois principais candidatos na corrida ao Buriti tiveram queda nas intenções de voto. Na pesquisa anterior, divulgada em 2 de setembro, Agnelo aparecia com 40% e Roriz, 34%. A diferença entre os dois caiu de seis para cinco pontos percentuais a margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos. O que mais influenciou na redução do percentual de eleitores de cada concorrente foi o aumento do número de indecisos e da quantidade de entrevistados que disseram votar nulo ou em branco. De acordo com o levantamento do CB Data, o volume de eleitores que ainda não têm candidato ao GDF ou que pretendem votar em branco saltou de 14% para 19%. Já o total de votos nulos cresceu de 8% para 10%.

O único concorrente que subiu entre as duas pesquisas foi Toninho do PSol. No início de setembro, ele aparecia com 2% dos votos e, agora, tem 4%, consolidando o terceiro lugar na disputa. Eduardo Brandão manteve o mesmo percentual, 1%. Os candidatos Rodrigo Dantas, Frank Svensson, Ricardo Machado e Newton Lins não pontuaram em nenhum dos dois levantamentos encomendados pelo Correio.

O Instituto CB Data também verificou entre os eleitores o grau de conhecimento dos dois principais candidatos ao Governo do Distrito Federal. Ao todo, 48% dos consultados afirmaram conhecer bem Roriz, contra 30% de Agnelo. No quesito grau de aceitação, 30% garantiram que só votariam em Roriz e 30% disseram que não escolheriam nenhum outro concorrente que não fosse Agnelo. Entre os brasilienses pesquisados, 37% disseram que não votariam em Roriz de jeito nenhum e 25% garantiram que jamais escolheriam Agnelo. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) com a inscrição 32180/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31361/2010.

Votos válidos Levando em consideração apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos, Agnelo teria 49% das intenções, contra 42% de Roriz. Nessa situação, Toninho do PSol apareceria com 6% e Eduardo Brandão, com 2%. Nas intenções espontâneas de voto, ou seja, quando o pesquisador não apresenta os nomes dos concorrentes aos eleitores pesquisados, Agnelo tem 27% das intenções e Roriz aparece com 24%. Nessa parte da pesquisa, o número de indecisos é ainda maior. No levantamento espontâneo, 31% declararam não saber quem escolherão ou votarão em branco e 13% afirmaram que vão anular o voto na urna eletrônica no próximo 3 de outubro.

A diferença de cinco pontos percentuais entre Agnelo e Roriz na pesquisa estimulada não permite dizer se haverá ou não segundo turno no Distrito Federal. Hoje, o concorrente do PT tem 35%, exatamente a mesma quantidade de intenções de votos de todos os outros candidatos somados. Segundo a legislação eleitoral, para vencer no primeiro turno, é preciso ter maioria absoluta, ou seja, ultrapassar em pelo menos um voto a soma recebida por todos os demais adversários nessa conta, são excluídos os votos nulos e os brancos.

Segundo turno O Instituto CB Data também pesquisou o cenário eleitoral de Brasília no caso de um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados na sondagem. De acordo com o levantamento, Agnelo venceria com 39% dos votos, contra 31% de Roriz. Na apuração anterior, Agnelo tinha 43% das intenções no segundo turno e Roriz aparecia com 35%. Assim como nas intenções estimuladas para o primeiro turno, os dois candidatos caíram entre as duas pesquisas. No caso de um eventual segundo turno, 19% votariam em branco ou estão indecisos e 11% anulariam o voto.

O levantamento indicou ainda que pouco mais de dois terços (68%) dos eleitores pesquisados não sabem o número de seus candidatos. Entre os que citaram o número da legenda de seu escolhido, 17% mencionaram o 13, do PT; 1% disse que o número de seu escolhido era 43, do PV, e 1% citou o 50, do PSol. Nenhum outro número de legenda aparece com percentual de citações na pesquisa, incluindo o 20 de Joaquim Roriz, e 12% não responderam.

O número 7.919 Total de peças publicitárias consideradas ilegais e recolhidas pelo TRE-DF até 17 de setembro