Título: Simon declara apoio a Marina
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 25/09/2010, Política, p. 6

Senador do PMDB gaúcho oficializa suporte à presidenciável do PV, embora seu partido faça parte da chapa da petista Dilma Rousseff

A rivalidade entre o PT e o PMDB no Rio Grande do Sul é histórica. Na década de 1990, por exemplo, o peemedebista Antônio Britto e o petista Olívio Dutra travaram duelos memoráveis nas eleições estaduais. Na primeira disputa, em 1994, Britto levou a melhor. Quatro anos mais tarde, Dutra derrotou o rival, no segundo turno, por uma diferença de pouco menos de 90 mil votos. E o senador Pedro Simon (PMDB-RS) deu mais uma demonstração, ontem, de que o tempo não foi suficiente para aparar as arestas entre as duas legendas. Durante a visita da candidata à Presidência da República pelo Partido Verde, Marina Silva, ao estado, ele declarou, oficialmente, apoio à presidenciável do PV, adversária de Dilma Rousseff (PT) na corrida ao Palácio do Planalto.

O anúncio a nove dias da ida dos eleitores às urnas causou estranhamento, mesmo levando em conta a antiga rixa entre PMDB e PT no estado embora as siglas sejam aliadas na esfera nacional. No último dia 7, Simon ressaltou, em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, que a vitória de Dilma era melhor para todos. Além disso, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), é candidato a vice-presidente na chapa da petista. Os peemedebistas são protagonistas em diversas áreas da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

À tarde, na rede de microblogs Twitter, Marina Silva comemorava a parceria com o político gaúcho. Acabei de almoçar aqui em Porto Alegre com o senador Pedro Simon, que declarou apoio à nossa campanha, escreveu. Depois, os dois reuniram a imprensa na casa de Simon para uma declaração oficial. Vejo na Marina uma candidata com todas as condições de representar o que há de melhor na política brasileira. Nós não podemos decidir a eleição no primeiro turno assim: em meio a essa crise, todas essas insinuações, com 10 candidatos, cinco minutos para um, oito para outro. Precisamos ir para o segundo turno, 20 dias de campanha, dez minutos para cada candidato, ressaltou Simon.

Segundo turno O senador gaúcho destacou, ainda, que esperava um segundo turno entre o tucano José Serra e Dilma e lembrou que o presidenciável do PSDB não parou de cair nas pesquisas ao longo da campanha. E há um outro aspecto: a Marina é um fato novo. Se esses indecisos ainda não se manifestaram nem por um, nem por outro, é porque estão numa angústia de como decidir. E para essa angústia, a resposta é a Marina, disse.

Marina Silva ganhou, também, outro apoio de peso ontem. Dessa vez, a adesão não foi de um representante da classe política, mas do mundo da moda. A top model Gisele Bündchen gravou um vídeo, publicado na página eletrônica do PV, no qual destaca a importância do foco em causas socioambientais, além de destacar a integridade da candidata. Em seguida, Marina comemorou no Twitter: Fiquei muito feliz com a declaração da Gisele. Isso só aumenta a altura e a velocidade da onda verde.

VIAGENS PELO SUL DO PAÍS Depois de participar do debate presidencial, na Universidade Católica de Brasília, na noite de quinta-feira, e de se encontrar com Pedro Simon em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no início da tarde de ontem, Marina Silva viajou ao Paraná. À noite, em Curitiba, a candidata do PV tinha uma entrevista coletiva marcada na escadaria do prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, depois, faria uma caminhada pelo centro histórico da capital paranaense. Pela manhã, a presidenciável teve que cancelar compromissos, pois o mau tempo atrapalhou a agenda de campanha. Marina tinha uma visita marcada para Joinville, cidade a 190 quilômetros de Florianópolis (SC), mas o aeroporto local ficou fechado para pousos e decolagens por causa de uma forte chuva e um intenso nevoeiro. Essa foi a segunda vez na campanha que a ida de Marina à cidade foi cancelada. Em agosto, um atraso de compromissos não permitiu visita ao município catarinense. (IS)

"Vejo na Marina uma candidata com todas as condições de representar o que há de melhor na política brasileira Pedro Simon, senador do PMDB-RS