Título: Alcântara diz que presidente é 'bom puxador de votos'
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/08/2006, Política, p. A11

Uma semana depois de colocar o presidente Luiz Inácio Lula de Silva em seu programa eleitoral de televisão, o governador do Ceará e candidato à reeleição, Lúcio Alcântara (PSDB), foi ao Palácio do Planalto pedir agilidade do Executivo federal na liberação de verbas para reformas no Porto de Pecen. Alcântara demorou a recordar o valor do investimento cobrado e só foi salvo por um assessor, quando já estava no carro. "São aproximadamente R$ 500 milhões", afirmou. Ele negou, no entanto, que a visita tenha tido caráter eleitoral, embora reconheça que Lula é bom puxador de votos no Estado. "Basta ver as pesquisas de lá", afirmou.

Alcântara defendeu a necessidade de manter uma relação institucional com o presidente da República, apesar de este ser adversário do tucano Geraldo Alckmin. "O presidente é candidato, mas é presidente. Eu sou candidato, mas sou governador. Preciso defender os interesses do meu Estado", declarou.

Candidato à reeleição, Alcântara enfrenta uma disputa acirrada com o candidato do PSB, Cid Gomes, ex-prefeito de Sobral, irmão do ex-ministro Ciro Gomes, e que conta com o apoio de Lula na disputa pelo governo cearense. Na visão de Alcântara, isso justifica a utilização da imagem de Lula no programa estadual do PSDB. "O outro candidato queria monopolizar a imagem do presidente", alegou. Segundo ele, a imagem utilizada foi de um evento oficial, na qual ele estava presente como governo e Lula como presidente da República. "Não foi um evento de campanha, foi um evento de Estado".

Alcântara não considera, no entanto, que aparecer em imagens ao lado do presidente Lula seja uma traição à campanha de Alckmin à Presidência. "Se existe um traidor nessa história, não sou eu", afirmou o governador, sem citar os nomes de possíveis traidores. Ele também assegurou que apóia Alckmin na disputa presidencial de outubro. "Eu sou do PSDB, que tem candidato ao Planalto. Eu apóio o Alckmin. Inclusive a esposa dele, dona Lucia, foi neste fim de semana lá no Estado e foi muito bem recepcionada pela minha esposa", declarou ele.

O governador não demonstrou preocupação com a disputa eleitoral no Estado. Antes líder das pesquisas, ele teria sido ultrapassado por Cid Gomes no fim de semana, de acordo com recente pesquisa do Datafolha, publicada na sexta-feira. "Eu já apareci em pesquisas na frente, outras lá atrás. Não se ganha eleição por antecipação", afirmou. (PTL)