Título: Kassab cede terreno para Instituto Lula
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/02/2012, Política, p. A12

Em um novo gesto de aproximação com o PT, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), entregou ontem projeto de lei à Câmara Municipal que autoriza a concessão, por 99 anos, de dois terrenos no centro da cidade para o instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A área da outorga, que tem 4,4 mil metros quadrados, fica na região conhecida como Cracolândia por concentrar grande número de usuários de crack.

Kassab, que negocia uma aliança com o PT para sua sucessão, negou que a outorga tenha fundo político. "Não é apenas um gesto de gratidão. É um entendimento de que serão importantes os serviços prestados lá", afirmou. A concessão é parte do projeto da Nova Luz, que pretende revitalizar o centro e é alvo de ataques de setores do PT, principalmente os movimentos sociais, que classificam as políticas do prefeito como "higienistas".

O aceno feito ontem, com a concessão dos terrenos na Cracolândia para o instituto, tem um sentido simbólico dentro da negociação municipal: além de agradar a Lula, um dos principais defensores da aliança com o PSD, deve silenciar as críticas do PT à atuação da prefeitura na região.

Segundo dirigentes petistas, a negociação com prefeito está avançada e é "questão de tempo até o anúncio formal". A dificuldade, analisam, é convencer os militantes e movimentos sociais que apoiam o partido a aceitar a aliança, já que o PT esteve na oposição à atual gestão desde 2005, quando Kassab ainda era vice do tucano José Serra.

O mais cotado para compor como vice do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) é o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Além de ter feito parte do governo Lula, Meirelles teria papel fundamental na arrecadação de recursos para a campanha.

Para justificar a aliança na capital paulista, dirigentes afirmam que PT e PSD serão parceiros em "importantes cidades" do Estado de São Paulo. Os dois partidos deverão estar juntos na maioria das capitais brasileiras na eleição municipal deste ano.

Kassab e o PT defendem, porém, que a cessão dos terrenos não tem viés político. "Foi iniciativa minha, quando soube que ele [Lula] ia fazer uma fundação e tinha conversas com outras cidades e Estados para tirar o instituto de São Paulo", disse Kassab, sobre as propostas do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

A prefeitura e o Instituto Lula negociam a área no centro da cidade desde o primeiro semestre do ano passado, embora o projeto só tenha sido entregue ontem. Os dois terrenos ficam na Rua dos Protestantes, próximo à estação de trem da Luz, e valeriam mais de R$ 20 milhões, segundo imobiliárias da região.

No local será construído o Memorial da Democracia, museu que vai guardar o acervo presidencial e que pretende contar a história dos movimentos sociais no país, em especial das greves organizadas por Lula no ABC paulista, na região metropolitana de São Paulo, e do período em que o petista foi presidente da República.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, disse que a contrapartida para a concessão é a entrada gratuita de estudantes da rede pública no memorial e a reserva de 20% das vagas nos cursos dados pela instituição para a população de baixa renda. "É possível, já que temos espaço para isso, mas ainda não definimos nada quanto a cursos", afirmou o diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi.

Ele disse que também não há previsão do investimento que será feito. "Estamos estudando, queremos fazer algo que tenha comparação com os mais respeitados museus do mundo", disse. A sede do instituto deve sair do bairro do Ipiranga, mas não irá ficar junto do memorial, diz Vannucchi.

Depois de aprovado o projeto de lei na Câmara, o instituto terá 12 meses para apresentar o plano de construção, que terá de ser avaliado pela prefeitura e obter licencia ambiental, e outros 12 meses para iniciar a obra. A partir do início da construção, a previsão é inaugurar em dois ou três anos.