Título: Alckmin sobe o tom na reação a Lula e afirma ter "ódio e nojo" de corrupção
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/08/2006, Politica, p. A6

Marcelo Botelho/Obritonews Alckmin e vereadores comem pastel de bacalhau no Mercado Municipal de SP: "Quando o Lula fala em ética parece piada" O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, afirmou ontem, durante caminhada no Mercado Municipal de São Paulo, que os ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à oposição, no fim de semana, são apenas "bravatas". "Não passa disso. Na realidade, quando o Lula fala em ética parece piada", disse o candidato, que afirmou ter "ódio e nojo" de corrupção e incompetência.

Em discurso de improviso em Florianópolis (SC), no fim de semana, o presidente referiu-se diversas vezes ao "ódio" dos adversários à sua gestão, pedindo aos petistas que levantem a cabeça e reajam aos "desaforados" da oposição, que estariam desesperados . "Eles não têm dados comparativos para disputar conosco. Mas são desaforados. Eles resolveram vender a idéia que eles são éticos, e nós não. Não levaremos desaforo para casa", disse Lula.

Alckmin disse ainda que espera melhorar seus índices de intenção de voto a partir da veiculação do horário eleitoral gratuito. Segundo ele, as últimas pesquisas indicam que sua candidatura tem a adesão de 170 mil eleitores por dia. "Já estamos com quase 30% dos votos, ainda com um nível de conhecimento da candidatura baixo", destacou.

Durante corpo-a-corpo com eleitores no Mercado Municipal, algumas pessoas cobram mais vigor na campanha. "As pessoas educadas e esclarecidas têm conhecimento da candidatura, mas o povo não", disse o estudante Marcos Colonello, de 21 anos, eleitor de Alckmin, mas que reclama que a "campanha está fraca". O tucano afirmou que terá um tom mais duro a partir de 15 de agosto, quando começa o horário eleitoral em rádio e TV.

O candidato disse ser contra a convocação do ex-ministro da Saúde José Serra - que disputa o governo o governo de São Paulo - pela CPI das Sanguessugas. "Não há nada, nenhum indício, que justifique essa convocação", afirmou. O relator da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), decidiu ontem estender as investigações da CPI ao Executivo, inclusive com a convocação dos ex-ministros e assessores da pasta. Uma sub-relatoria será criada para cuidar do assunto e caberá ao parlamentar indicado para dirigir as investigações definir quais ex-ministros serão convocados.

Durante a caminhada pelo mercado, acompanhado por vereadores do PSDB e do PFL, Alckmin aproveitou para almoçar. Comeu frutas, pastel de bacalhau e meio sanduíche de mortadela - e fez questão de pagar a conta: R$ 41. Deixou o local de táxi, carregando um saco de jabuticabas que ganhou de um comerciante. (Com agências noticiosas).