Título: Uma candidata-tampão
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 25/09/2010, Cidades, p. 37

Em entrevista coletiva, o ex-governador justificou os motivos da renúncia e oficializou a mulher como sua substituta

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) podem até não saber como e quando resolverão o empate sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, mas Joaquim Roriz (PSC) compreendeu bem os prejuízos causados pelo impasse na candidatura ao Palácio do Buriti. Depois de passar a noite em claro, o ex-governador diz ter conversado com a mulher e sucessora Weslian Roriz (PSC), precisamente às 5h35, sobre a situação gerada pelo julgamento: Minha ficha caiu, porque eu não vou ser candidato. Para anunciar formalmente a renúncia, o ex-governador concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem, na própria residência, no Setor de Mansões Park Way (SMPW).

Visivelmente abatidos devido às reviravoltas da campanha e à noite maldormida, o casal conversou por uma hora com os jornalistas. Roriz falou por quase todo o tempo e a nova candidata teve de ser pressionada pelos repórteres para se pronunciar. Na primeira tentativa, após ser questionada sobre o planejamento para os poucos dias de campanha e ouvir uma resposta sussurrada ao pé de ouvido pelo próprio companheiro, Weslian se esquivou. Meu marido sabe responder muito bem por mim.

Após a contestação de que ela era a candidata e deveria dizer o que pensava, o ex-governador saiu em defesa. Não senhor. Ela sou Ela está representando o meu nome. Meu número é que estará na urna. Eu não podia ser candidato, mas ela eu pude indicar. Sobre quem irá de fato governar o Distrito Federal, caso ela seja eleita, Roriz foi rápido na resposta: Vocês analisam o que quiserem. Mas emendou a tempo: É claro que é ela. Eu conheço Brasília mais do que todos os que estão aqui. Eu conheço os grotões e os buritis. Conheço tudo.

No fim da entrevista, depois de muita negociação, Roriz cedeu, deu um tapa na mesa e deixou a mulher falar. Não poderia deixar o meu marido sofrer pela humilhação que passou ontem. Quero continuar a fazer o mesmo trabalho que ele fez em Brasília, prometeu Weslian. Apesar de a esposa não possuir experiência administrativa, o ex-governador acredita que a candidata tem capacidade para gerenciar a máquina pública. A despeito dela ser humilde por vocação, ela é bastante inteligente, destacou. Entre as ações da ex-primeira dama, foram listadas a distribuição de cobertores e roupas para gestantes, além do programa Integra, que treina cães-guia para cegos. Eu trouxe com todo carinho esse cachorro para servir aos menos favorecidos e sem visão, lembrou Weslian.

Essência O ex-governador relembrou sua história política, desde o início da carreira: o primeiro mandato como vereador de Luziania (GO), em 1962; as passagens pela Assembleia Legislativa goiana e pela Câmara dos Deputados; a experiência como vice-governador daquele estado e como interventor de Goiânia e a chegada ao governo do DF, cargo que ocupou por quatro mandatos. Roriz também falou sobre o episódio da renúncia no Senado Federal. Segundo Roriz, ele pediu R$ 300 mil emprestados do amigo e empresário Nenê Constantino para pagar o embrião da vaca leiteira Essência, da Fazenda Guadalupe, considerada a melhor do país.

Em vez de passar o dinheiro em espécie, Constantino teria dado um cheque de R$ 2,2 milhões do Banco Regional de Brasília (BRB) para que o amigo descontasse e devolvesse o restante. A conversa da negociação, no entanto, vazou devido a uma investigação da Polícia Civil sobre desvio de recursos públicos, rendeu um processo ético no Senado e forçou sua saída. Eu renunciei por livre vontade pessoal, quando eu tinha em torno de 30 secretários, passagens para o mundo inteiro, tudo no momento que eu desejasse. Nem sei quantos automóveis tinha à minha disposição. Hoje, pago muito caro por isso.

Para Roriz, há uma orquestração bem elaborada para mudar o regime de governo do Brasil de democrático para socialista. Ele afirmou ser ficha limpa e ter a consciência tranquila, mas, por ser um representante democrata, estaria sendo prejudicado nos tribunais.

Caso vença a disputa eleitoral, Weslian deixou claro qual será a participação de Roriz em seu governo. O meu marido vai me ajudar, sim, porque ele tem coragem junto comigo. Ele vai me dar muito conselho para que a gente administre essa cidade da melhor forma possível, afirmou a candidata. Para fazer o anúncio das mudanças no rumo de sua candidatura, o ex-governador reuniu os principais nomes da coligação Esperança Renovada, como o deputado federal e candidato a vice, Jofran Frejat (PR), Maria de Lourdes Abadia (PSDB), o senador Adelmir Santana (DEM), o deputado distrital Benedito Domingos (PP) e as filhas Jaqueline (PMN) e Liliane Roriz (PSC).

"Minha ficha caiu, porque eu não vou ser candidato Roriz

"Ela está representado o meu nome. Meu número é que estará na urna. Eu não podia ser candidato, mas ela eu pude indicar Roriz