Título: MEC quer turbinar obras de creches
Autor: Resende, Thiago
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2012, Brasil, p. A3

Em resposta à constatação de que 3,8 milhões de crianças e jovens brasileiros entre quatro e 17 anos estão fora da escola, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo movimento Todos Pela Educação, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prometeu dar mais eficiência ao atual programa de construção de pré-escolas e creches. Batizado de Pró-Infância, a política é uma das principais ações da gestão de Fernando Haddad.

Até 2014, o ministro pretende alcançar a meta de seis mil novas creches - entre 2007 e 2011, foram fechados 2,5 mil convênios entre MEC e prefeituras, mas o ritmo de execução de obras deixa muito a desejar. Em 2011, o Pró-Infância foi incluído no PAC, prevendo o repasse de R$ 2,3 bilhões para prefeituras acelerarem a construção de creches e pré-escolas, além de quadras esportivas.

Ao comentar a liberação de verbas para esses projetos, Mercadante afirmou que "a dificuldade está no ritmo de construção das creches por parte das prefeituras". Uma das formas de resolver o problema seria oferecer aos municípios "novos métodos construtivos", como unidades pré-moldadas. Com isso, estima-se que o prazo para conclusão de uma dessas instituições seja reduzido de dois anos para até seis meses.

Em entrevista a jornalistas, o ministro da Educação anunciou ontem o novo primeiro escalão do MEC. Ele nomeou quatro novos secretários e o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações educacionais e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mercadante optou por nomes ligados ao PT para as principais áreas do ministério. Há pouco mais de um ano à frente da Secretaria de Educação Superior (Sesu), o engenheiro agrônomo e ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luiz Cláudio Costa vai substituir a professora Malvina Tuttman na presidência do Inep. Em seu lugar assume Amaro Henrique Pessoa Lins, que presidiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ex-deputado estadual pelo PT de São Paulo por dois mandatos e assessor de Mercadante no Ministério de Ciência e Tecnologia, além de integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), o sociólogo César Callegari, substitui Maria do Pilar Lacerda na Secretária de Educação Básica (Seab).

O ex-governador do Acre Arnóbio Marques de Almeida Júnior assume a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino no lugar do ex-deputado federal Carlos Augusto Abicalil (PT-MT). Marco Antônio de Oliveira, que também trabalhava com Mercadante no MCT, foi indicado para Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Mercadante evitou falar sobre Enem. Segundo o ministro, está em estudos modificações no exame. "O Enem será em novembro e estamos tomando uma série de providências, que serão anunciadas em breve", resumiu.

A respeito do ensino médio, disse que há evasão de mais de 30% na faixa etária de 15 a 17 anos, porque atualmente "a escola não é interessante, ou porque o mercado de trabalho está mais atrativo". Mercadante quer modificar essa realidade com a distribuição de projetores digitais e tablets nas escolas.