Título: Venda de pequeno varejista cai 15% até março
Autor: Facchini, Claudia
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2006, Empresas, p. B4

A forte concorrência de grandes varejistas prejudicou os pequenos empresários do ramo de farmácias e perfumarias no primeiro trimestre deste ano. Estes varejistas registraram queda de 15% nas vendas de janeiro a março deste ano, em relação a igual período do ano passado, segundo dados da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).

As vendas de varejistas de pequeno porte do segmento de autopeças e acessórios também caiu - 16,4% de janeiro a março, sendo 20% de baixa só no mês de março. Conforme avaliação da Fecomércio, esse comportamento é explicado pela preferência crescente dos consumidores por comprar esse tipo de produto em grandes redes - na pesquisa foram ouvidos micro e pequenos varejistas.

O segmento de vestuário, tecidos e calçados apresentou comportamento inverso. O faturamento cresceu 22,7%. As vendas de alimentos e bebidas tiveram expansão de 12,2%. Considerados todos os setores pesquisados, as micro e pequenas varejistas da região metropolitana de São Paulo registraram faturamento 8,6% maior no primeiro trimestre deste ano. A Fecomércio consultou 600 micro e pequenos empresários.

Considerando-se os quatro primeiros meses do ano, as vendas do varejo (de grandes e pequenas empresas) cresceram 6,3% em relação a igual período de 2005. As vendas de farmácias e perfumarias de grande e pequeno portes aumentaram 6,7%.