Título: Esperança no PSDB
Autor: Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Política, p. 4

Desde sempre o discurso do candidato tucano à Presidência, José Serra, é de não comentar pesquisas. Ontem, contudo, diante da possibilidade mais factível de um segundo turno entre ele e Dilma Rousseff, de acordo com as projeções do Datafolha divulgadas ontem, o tucano não negou que recebeu uma injeção de otimismo. Estou confiante comosempre.Acho que vai haver segundo turno, mas não me guio por pesquisas, comentou José Serra, durante visita a Salvador.

Nesta mesma época, em 2002, ninguém achava que eu ia para o segundo turno. Depois, achavam que eu ia ter 30% (dos votos) e eu tive quase 40%, ressaltou.

Na eleição para prefeito de São Paulo foi a mesma coisa, achavam que aMarta Suplicy ia ganhar no primeiro turno e, no segundo turno, que eu ia ganhar por pouco e ganhei por mais. Isso é normal. Serra viajou à capital baiana para receber o título de cidadão soteropolitano, concedido pela CâmaraMunicipal.ARegiãoNordeste é umdos focos de investimento do tucanato porque é ali que Lula e, por consequência, Dilma, têm grande quantidade de votos. Durante o evento, Serra falou sobre a liberdade de imprensa, citando autores baianos.

Como não citar o grande poeta Gregório deMatos, que nenhuma censura conseguiu calar? Ele exerceu com lucidez e clareza sua crítica política, pagou o preço pela sua ousadia, mas deixou uma obra imortal, lembrou. Desconfio que se Gregório existisse ainda hoje, talvez algum dos censores que andam por aí tentasse calar. Depois da cerimônia na Câmara, Serra se reuniu com dom GeraldoMagella Agnelo, cardeal de Salvador e arcebispo-primaz do Brasil, na Cúria Metropolitana.

No encontro, Agnelo entregou a Serra documento daConferência Nacional dos Bispos do Brasil que prega o voto empessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família e à dignidade humana.