Título: Discurso otimista, mas tempo restrito
Autor: Maciel, Alice
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Política, p. 4

Tentaram me ignorar, mas agora não dá mais. Comesse tom e apostando na chance de chegar ao segundo turno no domingo, a candidata do PV à Presidência,Marina Silva, tentou disseminar no eleitorado ontem, tanto em Belém quanto emJuiz de Fora (MG), a aura de otimismo que considera essencial para consolidar a onda verde na reta final da corrida presidencial. Eu acredito na confiança dos cidadãos e cidadãs e na capacidade de cada um de querer um Brasil melhor, disse O Brasil vai decidir no segundo turno se quer a Silva ou uma Rousseff, afirmou.

Marina atribuiu seu crescimento nas pesquisas ao posicionamento propositivo adotado na campanha, longe do vale-tudo eleitoral. A ex-ministra confia que pode vencer as eleições se passar da primeira rodada, por meio do horário eleitoral, que será omesmo entre os dois concorrentes.

Comumminuto e vinte nós conseguimos mobilizar as pessoas e, com certeza, com o mesmo tempo, as pessoas vão poder tomar uma decisão com mais clareza, de forma mais confiante, completou.

O problema deMarina é que a distância dela para José Serra, atualmente o segundo colocado nas sondagens eleitorais, é de mais de 10 pontos percentuais.

Segundo Marina, as pesquisas não estão conseguindo alcançar a mobilização da população de todo país e captar o que chamou de onda verde. A candidata disse que nesta reta final não vai modificar a estratégia e negou tratar umcandidato ou outro diferentemente.

SegundoMarina, sua atitude é de explicitar seu posicionamento e de contribuir para que os concorrentes possam explicitar os seus. Por que o PSDB e o DEM sempre fizeram críticas ao Bolsa Família e agora estão dizendo que vão dobrar e que vão dar o 13°? A pergunta que eu tenho feito é se fizeram uma autocrítica ou se é só umdiscurso para ganhar eleição, acrescentou.

Marina voltou a afirmar que se vencer o pleito não vai deixar nenhum partido de fora e vai governar o país com o melhor do PT, do PMDB, do PSDB e do DEM.

Ela afirmou que vai oxigenar a política. O país está cansado dessa briga entre vermelhos e azuis, afirmou. Ela acredita que terá apoio dos dois lados. Os militantes do PT estão incomodados com as alianças incoerentes que foram feitas e os do PSDB estão incomodados com o promessômetro que se transformou a candidatura de José Serra. Conquistas A candidata disse ainda que vai manter as conquistas dos governos das duas legendas (PT e PSDB) , como o Bolsa Família e o Plano Real, respectivamente.

Mas vamos reparar os erros que hoje existem na educação, onde 40% das nossas crianças não chegam sequer à oitava série. Além de Belém,Marina visitou Juiz de Fora. A ex-ministra, que é evangélica, participou de um encontro do Conselho de pastores e fez corpo a corpo pelas ruas da cidade no fim do dia. Ela voltou a dizer que é contra o aborto e a liberação das drogas. Eu tenho defendido o plebiscito para que a sociedadebrasileira,nasuamaioria, possa debater e decidir. A sociedade brasileira é diversa e a nossa campanha está conversando sobre essa questão. Eu sempre tive uma posição muito clara em relação àquilo que eu defendo publicamente