Título: Ameaças de bloqueios a bancos e portos na Bahia
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2006, Empresas, p. B16

Os agricultores baianos estudam alternativas para novas manifestações de pressão contra o governo, como o fechamento de agências bancárias ou do acesso aos portos do Estado. Por ora, está descartada a idéia de fechamento das rodovias utilizadas para o escoamento da produção de grãos da região oeste.

As propostas, entretanto, ainda são preliminares, ressalva Celito Breda, um dos coordenadores dos protestos no oeste da Bahia. Na região, os protestos começaram no início de maio e se estenderam até semana passada.

A nova estratégia, diz ele, deverá ser definida na semana que vem. "Vamos esperar para ver o que será feito em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os protestos estão mais fortes, mas a estratégia dificilmente será a mesma de antes", disse Breda.

Os produtores baianos também querem tornar mais constantes as reuniões com parlamentares em Brasília para tentar modificar os pontos do pacote do governo que tratam das dívidas com fornecedores. "A dívida é do produtor. Se ele não tivesse plantado, não teria dívida. Mas, se não tivesse plantado, o salto da economia e das exportações também não seria o mesmo. O governo tem que ajudar", diz Breda.

A crise no campo fez com que fosse cancelada a edição deste ano da Agrishow de Luís Eduardo Magalhães, a 947 quilômetros de Salvador. A justificativa dos organizadores foi que "não existe, no momento, um clima favorável para a realização do evento". Até a semana passada, os comentários na região eram de que o evento seria realizado "de qualquer jeito".

Em comunicado, o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt, disse que entre as opções de adiamento ou cancelamento optou-se pela segunda. "Não há perspectiva de melhoria (do cenário) a curto prazo", disse. Esta seria a terceira edição da Agrishow na região.