Título: MP pede inquérito contra 15 parlamentares do 'sanguessuga'
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/06/2006, Política, p. A6

O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, pediu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquéritos para investigar 15 parlamentares supostamente envolvidos no esquema fraudulento de venda de ambulâncias para prefeituras por meio de emendas do Orçamento da União.

O procurador encontrou indícios da participação deles nas fraudes investigadas pela Polícia Federal na "Operação Sanguessuga". Como o processo corre em segredo de Justiça, os nomes dos parlamentares acusados não foram divulgados.

O procurador da República em Cuiabá, Mário Lucio Avelar, pode denunciar pelo menos 50 suspeitos de participação no mesmo esquema. O procurador informou que "está correndo contra o tempo" para ver se apresenta a denúncia contra os acusados à Justiça Federal. A denúncia deve ser apresentada até amanhã.

Dos 44 suspeitos presos em Cuiabá e que foram libertados na semana passada por decisão do Tribunal Regional Federal, mas que tiveram a prisão novamente decretada um dia depois pelo Supremo Tribunal Federal, apenas 35 foram recapturados. Todos estão presos em Cuiabá. Os acusados aguardam a denúncia do procurador, para depois ter início o processo na Justiça Federal. Serão denunciados, sobretudo, assessores de deputados que tiveram seus nomes envolvidos com emendas para a compra superfaturada de ambulâncias em todo o país.

Oito deles, incluindo os ex-deputados "bispo" Rodrigues e Ronivon Santiago, estavam presos em Brasília até a noite de ontem, quando foram transferidos para Cuiabá, para a sede da Polícia Federal.