Título: Quícoli:Eu não sabia
Autor: Edson Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Política, p. 10

O empresário Rubnei Quícoli autor das denúncias sobre tráfico de influência na Casa Civil afirmou ontem, em depoimento na Polícia Federal (PF), que não sabia que todas as negociações para a liberação de um projeto eram feitas com os filhos de Erenice Guerra, então titular da pasta.

O empresário também afirmou que recebera uma proposta para pagar propina pela liberação de um empreendimento de R$ 9 bilhões parado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ontem, além dele, dois executivos de empresas que atuam com os Correios foram ouvidos na PF, em São Paulo.

Eu fiquei surpreso sobre o papel que eles tiveram. Isso veio à tona pela mídia e não por mim. Eu não sabia quem era Israel, quem era Saulo. Isso é novidade paramim, afirmou Quícoli, ressaltando que só esteve em Brasília para tentar viabilizar o seu projeto.

Também não se sei se a ministra sabia, acrescentou o empresário, referindo-se ao esquema de cobrança de propina.

O depoimento foi realizado por meio de carta precatória, já que o delegado que cuida do caso é da Superintendência da PF no Distrito Federal, onde deveria ser ouvido o ex-diretor dos Correios Marco Antônio Oliveira, que apresentou atestado médico e não depôs.

Hoje, no início da tarde, a PF espera ouvir Vinícius Castro e sua mãe, Sônia. Ele é suspeito de ter recebido dinheiro quando era assessor da Casa Civil. Ela era sócia de Saulo Guerra, um dos filhos de Erenice.

Saulo atuava na Capital Consultoria, que gerenciava várias negociações em Brasília.

Ele e seu irmão Israel ainda não foram encontrados pela PF, que pretende ouvi-los até o fim desta semana. (EL)