Título: Collor em perigo
Autor: Edson Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Política, p. 10

O Ministério Público Eleitoral em Alagoas entrou, ontem, com um pedido de cassação da candidatura de Fernando Collor (PTB) ao governo do estado. O ex-presidente é acusado de abuso de poder econômico e de uso indevido de meios de comunicação na realização e na divulgação de pesquisa fraudulenta.

Uma sondagem feita pelo instituto Gazeta Pesquisa (Gape) e publicada no jornal Gazeta, ambos pertencentes à família do senador, o coloca na frente dos adversários com 38% das intenções de voto15% amais que o segundo colocado, Ronaldo Lessa (PDT). Em pesquisa feita pelo Ibope, Collor aparece com 28% e Ronaldo Lessa, 29%.

Os números do Gape também são diferentes dos do Ibope com relação à candidatura à reeleição do governador Teotonio Vilela (PSDB). De acordo com o levantamento, o tucano teria 16% dos votos. No Ibope, ele aparece com 24%. A investigação foi iniciada por conta de uma ação movida peloMovimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O MP examinou os 1.055 formulários preenchidos pelo Gape e constatou a existência de fraude.

Além da cassação, a ação pede a inelegibilidade de Collor por oito anos. Os advogados de defesa do candidato preferiram não comentar o caso.