Título: BC elogia ajustes feitos pelo Rural
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 12/04/2006, Finanças, p. C3

Paulo Sérgio Cavalheiro: "O banco fez o que deveria ser feito, com enxugamento e redução da folha" O diretor de fiscalização do Banco Central (BC), Paulo Sérgio Cavalheiro, elogiou o ajuste feito pelo Banco Rural, retratado no balanço de 2005, divulgado na semana passada. "O banco fez o que deveria ser feito: um enxugamento enorme e um novo plano de negócios. Reconheceu tudo de uma só vez, o que é raro", disse Cavalheiro. O diretor do BC comparou a atitude do Rural à do Citigroup que, no passado, avisou aos acionistas que não teriam dividendos.

O Banco Rural fechou o balanço de 2005 com um prejuízo de R$ 332 milhões, que reduziu o patrimônio da instituição praticamente pela metade, de R$ 677,872 milhões em 2004 para R$ 333,641 milhões em 2005. O banco creditou o prejuízo à diminuição dos volumes de operações e à decisão dos acionistas de refletir no balanço "a completa realidade, de forma radicalmente conservadora".

Conforme lembrado no relatório da administração do balanço, o Rural sofreu um primeiro golpe com as repercussões da quebra do Banco Santos, no final de 2004. Afetado pelo êxodo dos clientes em busca de aplicações mais seguras fora dos bancos pequenos e médios como o Santos, o Rural perdeu R$ 1,2 bilhão em depósitos, cerca de 25% do total, que caíram para R$ 3 bilhões em dezembro de 2004. Mas o golpe significativo veio com seu envolvimento na crise política do mensalão, em junho de 2005, que reduziu os depósitos a pouco mais de um terço, para R$ 1,1 bilhão no final do ano..

Em consequência, as operações de crédito tiveram que ser drasticamente cortadas, de R$ 4,5 bilhões em junho de 2004 para para R$ 3,5 bilhões em dezembro do mesmo ano e R$ 1,5 bilhão no final de 2005. "Se os empréstimos não fossem de boa qualidade, o banco não teria conseguido liquidá-los", disse Cavalheiro.

O Rural quase triplicou as despesas com provisões para crédito para R$ 383,916 milhões em 2005. Além disso, contratou uma equipe de especialistas que traçou um plano de enxugamento, redução de gastos e foco no middle market.