Título: Recorde em grãos
Autor: Pires, Luciano; Martiz, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Economia, p. 14

Preços sem grandes oscilações, maior oferta de produtos e famílias com a geladeira cheia.

Essa situação confortável só foi possível, entre outras coisas, graças ao crescimento da produção de grãos, que será recorde neste ano. A última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê a colheita de 148 milhões de toneladasresultado 10,5% superior ao de 2009 e 1,4% maior do que a safra mais volumosa da história brasileira, quando o país encerrou o ano agrícola de 2008 com 146 milhões de toneladas.

Enquanto a produção avança, a área plantada encolhe, o que indica ganhos de produtividade.

Os agricultores estão colhendo mais em uma quantidade menor de terra. Em 2010, a estimativa é que as plantações ocupem 46,7 milhões de hectares 1,2% aquém do utilizado no ano passado. Para o consumidor, safras recordes significam elevação na oferta de alimentos e preços mais baixos.

Tanta fartura também resulta em inflação sob controle.

Em meio a tanto otimismo, só o feijão destoa. Na comparação entre julho e agosto, a quantidade do grão a ser colhida recuou 2%. A expectativa de analistas é que, se a situação não se reverter, o preço do produto pode passar de R$ 3,70 o quilo para R$ 10. No campo, a saca do feijão carioca disparou 175% até setembro. Nos últimos 30 dias, a alta foi de 100%. (VM)