Título: Sanidade do país é alvo de desconfiança
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 12/04/2006, Agronegócios, p. B15

O ministro da Agricultura do Chile, Álvaro Rojas, disse ontem que seu país aguarda o pleno funcionamento das novas regras do sistema de rastreamento de bovinos (Sisbov) antes de retomar as compras de carnes brasileiras. "O Brasil tem que provar que pode controlar o trânsito de animais e garantir que um estado sem febre aftosa não receba animais de outros estados", afirmou ao Valor. "No Chile, temos um sistema que há anos garante nossas vendas para Estados Unidos e Europa".

A demora de quase três meses na regulamentação do novo Sisbov também tem atrasado a retomada das exportações para a União Européia. Os veterinários do bloco já informaram que, antes de reabilitar frigoríficos à exportação, querem avaliar o novo Sisbov na prática.

A Rússia também segue insatisfeita com as garantias oferecidas pelo Brasil, segundo o chefe do serviço veterinário russo, Sergey Dankvert. Apesar disso, enviará uma missão para rever o embargo às importações de carne bovina de sete Estados. "Estamos preocupados com o pouco controle, por veterinários locais, do transporte de gado pelo país, que multiplica o risco da febre aftosa". A Rússia suspendeu o embargo para as carnes do Rio Grande do Sul.