Título: Estiagem e ferrugem afetam a soja no país
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 12/04/2006, Agronegócios, p. B16

Depois de uma safra prejudicada por clima instável, ferrugem da soja e baixo uso de tecnologia, a área de plantio de grãos deve recuar em 2006/07, segundo estimativas de André Pessôa, da Agroconsult. Ele acredita num recuo de dois dígitos, que será puxado pela soja. Nesta safra, segundo a Conab, o plantio atingiu 22,190 milhões de hectares.

"A área certamente será menor em 2006/07 e a produção também", afirmou Pessôa, que apresentou ontem os resultados do Rally da Safra, na BM&F, em São Paulo. Formado por quatro equipes, o rally percorreu 22 mil quilômetros, passando em 13 Estados e 233 cidades entre 14 e 31 de março deste ano.

Após os levantamentos realizados pelos agrônomos do rally nas lavouras, a Agroconsult reduziu sua estimativa para a produção de soja para 53,5 milhões de toneladas. A previsão anterior era de 55,3 milhões de toneladas. Pessôa afirmou que as lavouras, em várias regiões de produção do país, foram afetadas pela irregularidade climática, com veranicos de até 35 dias em algumas áreas e chuvas na colheita. Também houve redução do uso de tecnologia, como adubos e defensivos. "Mas isso não aconteceu de forma generalizada", disse Pessôa.

Para ele, no entanto, foi a ferrugem da soja, o principal problema nesta safra, que derrubou a produtividade para uma média de 40,9 sacas por hectare, quando o potencial é para 50 sacas em algumas regiões de produção.

"A ferrugem asiática da soja ganhou características de epidemia em algumas regiões". Ele citou como exemplos, Primavera do Leste, Campo Novo dos Parecis e Pedra Preta, todas no Mato Grosso, além de regiões do Triângulo Mineiro. De acordo com o consultor, em algumas regiões foram necessárias quatro a cinco aplicações de fungicida para conter a ferrugem, o que elevou o custo para até 41 sacas por hectare.

Ele observou que o quadro é grave já que o setor está "produzindo mal num ano ruim", isto é, com crise de rentabilidade e endividamento. Para a safra total de grãos, a Agroconsult prevê uma produção de 116,9 milhões de toneladas em 2005/06. (AAR)