Título: Mantega escolhe técnico do Planejamento para a Casa da Moeda
Autor: Safatle, Claudia
Fonte: Valor Econômico, 09/02/2012, Política, p. A5

O novo presidente da Casa da Moeda será Francisco de Assis Leme Franco, funcionário da carreira de gestor do governo federal. Franco foi secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atualmente está na assessoria do Ministério do Planejamento. A escolha do seu nome para substituir Luiz Felipe Denucci no comando da Casa da Moeda é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que aguarda apenas a aprovação da Casa Civil para ser oficializada, segundo informações de fontes próximas à Presidência da República.

A nomeação de Franco é o desfecho de um processo que começou no dia 27 de janeiro, com a exoneração de Denucci, publicada no "Diário Oficial da União". Em seguida, o jornal "Folha de S. Paulo" publicou matéria com denúncias de corrupção envolvendo o então presidente da Casa da Moeda.

Conforme essas informações, Denucci estaria recebendo propina de fornecedores da empresa (estatal vinculada ao Ministério da Fazenda criada há mais de 300 anos, no Brasil Colônia, para cunhar a moeda local). Ele teria aberto "offshores" em paraísos fiscais e movimentado U$ 25 milhões oriundos dessas propinas.

Denucci foi indicado pelo PTB para o cargo de presidente da Casa da Moeda em 2008. Sua demissão provocou um jogo de empurra entre o partido político e o ministro da Fazenda e alimentou a intenção da oposição de levar Mantega a depor no Congresso sobre o caso.

O ministro demorou a reagir e somente depois de uma recomendação do Palácio do Planalto é que convocou entrevista para se explicar.

Mantega, agora, escolheu um técnico de carreira do governo para comandar a empresa e pretende preencher toda a sua diretoria também com funcionários de carreira, encerrando, pelo menos por enquanto, a era das indicações políticas para a Casa da Moeda.