Título: Dutra ocupará diretoria na Petrobras
Autor: Bitencourt , Rafael
Fonte: Valor Econômico, 09/02/2012, Política, p. A5

O ministro Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que o ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra deverá assumir a recém-criada diretoria corporativa da empresa. Ele disse que Dutra é um "nome qualificado" para o cargo da unidade que será responsável pelo quadro administrativo e por questões internas da estatal. Dutra fez parte do núcleo de direção da campanha presidencial da presidente Dilma Rousseff e assumiu a presidência do PT no início do governo. Licenciou-se e, posteriormente, deixou o cargo por problemas de saúde.

"Ele [Dutra] tem toda a qualificação para isso, porque foi presidente da Petrobras e da BR Distribuidora. É um executivo muito bom, tem qualificação de sobra para isso", disse Lobão antes de participar de reunião preparatória para o Rio+20, no Itamaraty, atribuindo caráter técnico à nomeação.

Embora Lobão tenha confirmado que o atual diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, deixará o cargo, disse que ainda não haverá indicação de nomes para a diretoria na reunião do Conselho Administrativo da Petrobras.

O ministro afirmou que o conselho também não deverá decidir quem substituirá Maria das Graças Forster na diretoria de Gás e Energia. Na reunião, ela terá seu nome confirmado para a presidência da empresa. "Não se fará nenhuma indicação na reunião do conselho amanhã [hoje]. A menos que até lá a presidente possa se definir sobre os nomes que estão sendo examinados", declarou Lobão.

Integrantes do PMDB afirmam que não irão atuar no governo para ficar com a vaga de Estrella. De acordo com eles, o cargo é uma indicação do PT e assim deve permanecer. Petistas disseram que a indicação será feita nos próximos dias. Sobre o cargo que será dado ao ex-presidente do PT afirmam que já era esperado que assim que ele se recuperasse dos problemas de saúde que o levaram a se afastar do partido, ele seria contemplado com algum posto "estratégico" no governo.