Título: Presença feminina
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 29/09/2010, Cidades, p. 25

A manobra política arquitetada por Joaquim Roriz (PSC) para colocar a mulher,Weslian, em seu lugar na disputa ao Palácio do Buriti deu um toque feminino na campanha eleitoral. Os candidatos a umcargo no Legislativo incluíram as esposas na agenda política do casal Roriz. Em carreata durante a manhã de ontem,Mirta Brasil Fraga, 45 anos, companheira do candidato ao Senado Alberto Fraga (DEM),Maria José Santana, 62, mulherdopostulante àCâmaradosDeputadosAdelmirSantana( DEM)e MônicaGiffoni,mulher de Roberto Giffoni (DEM), que concorre à Câmara Legislativa, acenavam aos presentes e declaravamapoio aWeslian.

Antes de se tornar candidata ao Governo do Distrito Federal, Weslian deixava a campanha política por conta do marido e pouco aparecia.Marcava presença em comícios nos fins de semana e emeventos especiais. No dia a dia, reservava o tempo para outro tipo de política: representar Joaquim Roriz emreuniões familiares e fazer ações sociais. Pessoas próximas ao casal contam que Weslian discordou da decisão do marido de se candidatar ao governo pela quarta vez. Para ela, Roriz deveria se dedicar à fazenda e aos netos.Weslian não imaginava que, três meses depois, estaria na corrida ao Buriti.

Engajamento Segundo Adelmir Santana, a presença das mulheres dos aliados deRoriznacampanhaajuda a reforçar a autoestima deWeslian.

Além da questão política, tem a parte emocional.Minha mulher sempre esteve comigo e já conheciaWeslian.

Esse tipo de apoio faz uma grande diferença, defendeu.

Maria José completou:Umpolítico precisa do apoio da mulher.

Giffoni explicou que Mônica esteve ao seu lado durante os últimos três meses. Fazemos uma campanha em família. A presença de Weslian só reforça a minha teoria de que a campanha é das mulheres.

Elas decidirão as eleições deste ano, acredita. Mirta Fraga, coordena a campanha do marido, Alberto Fraga: A mulher sempre tem umpalpite para ajudar. As mulheres têm de se engajar mais.

Aequipe feminina apoiouWeslian em uma carreata durante a manhã de ontem. Por duas horas, a equipe percorreu as ruas do Paranoá e do Itapoã. Roriz voltou a dizer que foi impedido de concorrer nas eleições deste ano. Mas não desisti de lutar. Por isso, coloquei a minha mulher no meu lugar.

Sou capaz de derramar meu sangue pelo povo, discursou.

Weslian disse que será a governadora do povo. Vocês serão testemunha do que vamos fazer, discursou.

Oevento da tarde, no Riacho Fundo, foi cancelado após forte ventania e chuva.