Título: Cardoso assume a Abel e Ferreira é mantido na Acrefi
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2006, Finanças, p. C4

Duas das mais importantes entidades de classe do setor financeiro realizaram eleições nesta semana. Antônio Bornia deixou ontem a presidência da Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel), após 15 anos consecutivos de mandato e foi substituído por Rafael Euclydes de Campos Cardoso, até então vice-presidente da entidade. Érico Quirino Ferreira foi reconduzido para o segundo mandato à frente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), em eleição realizada ontem de manhã.

Bornia, que é vice-presidente do grupo Bradesco, passa a presidência da Abel para Cardoso, formado em administração de empresas e pós-graduado em engenharia econômica e financeira. Ele e está no mercado de leasing há 30 anos, boa parte dos quais à frente da área no Banco Sudameris. Atualmente é superintendente de financiamento do Banco Santander.

Bornia foi o presidente com maior tempo no cargo nos 35 anos de existência da Abel. Ele continua com a presidência do Conselho Deliberativo da entidade, órgão de orientação à diretoria para os grandes projetos e discussões de interesse dos associados. "Acho saudável que haja uma renovação", comentou Bornia ao Valor ontem, lembrando que pelo mesmo motivo já planejava deixar o cargo desde o ano passado. Uma reforma do estatuto realizada em 2005 prevê que, de agora em diante, só será permitida uma reeleição dos presidentes.

Na Acrefi, Érico Ferreira vai exercer o mandato pelos próximos dois anos. A entidade representa 61 financeiras de todo o país e é uma das mais antigas entidades de classe do setor, fundada em 1958. Em 1993 tornou-se uma entidade nacional, com a criação de diretorias regionais, com representação nacional.