Título: Criador investe em marcador genético
Autor: Rocha, Alda do Amaral
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2006, Empresas, p. B13

Já uma realidade em países como a Austrália, um dos grandes concorrentes do Brasil no mercado global de carne bovina, a tecnologia dos marcadores genéticos, que ajuda a acelerar a seleção de animais para reprodução, já começa a ganhar espaço por aqui.

Ainda neste mês, a Fazenda Paredão, de Oriente, no interior de São Paulo, vai comercializar pela primeira vez no país, em leilão, fêmeas nelore com marcadores genéticos para habilidade materna. Por trás desse "rótulo", para muitos obscuro, está o seguinte objetivo: fêmeas que dêem a luz a bezerros que desmamem com peso elevado, ou cerca de 250 quilos.

Isso significa, segundo Nelson Pineda, proprietário da Paredão e selecionador de gados nelore e girolando, menor custo para engorda do animal, já que metade do peso de abate foi obtida apenas com a amamentação do bezerro.

A tecnologia dos marcadores genéticos, também conhecidos como marcadores moleculares, nada mais é do que um conjunto de testes laboratoriais feitos com o genoma do animal, que permite identificar trechos no DNA responsáveis por características específicas, como capacidade de ganho de peso, produtividade e qualidade da carne. A partir da detecção desses marcadores são realizados os cruzamentos entre os animais com as características desejadas.

Conforme Pineda, a técnica é capaz de acelerar a seleção dos animais em duas a três gerações. Para se obter um animal com uma determinada característica por meio da genética quantitativa seriam necessárias três a quatro gerações.

A propriedade de Pineda está trabalhando com o Programa de Reprodução Assistida por Marcadores Moleculares da Genoa Biotecnologia. Para chegar aos marcadores, primeiramente a empresa seqüenciou o DNA do gado nelore. A partir daí, identificou e patenteou um conjunto de marcadores para a característica "ganho de peso através da habilidade materna".

Atualmente, segundo Pineda, a Genoa faz a "genotipagem" dos animais de sua propriedade. Explicando melhor: colhe amostras de DNA do gado e identifica quais deles apresentam o marcador para a característica habilidade materna.

Em um rebanho de 1.000 fêmeas nelore, Pineda separou as 100 que geraram bezerros que alcançaram mais de 200 quilos na idade do desmame (oito meses). Isso indicaria uma boa habilidade materna. As 100 fêmeas serão genotipadas. Dentre elas serão escolhidas as que tiverem o marcador molecular e as melhores médias de desmame.

Sessenta touros da propriedade também passarão pelo processo para identificar a característica. "Seleção é a multiplicação de indivíduos melhoradores", define Nelson Pineda, explicando por que um número restrito de animais será submetido ao processo.

Com os marcadores identificados, as fêmeas devem ser submetidas à superovulação e inseminadas com sêmen sexado. A reprodução poderá se dar via transferência de embriões ou fertilização in vitro. Assim, uma fêmea que daria a luz a um animal por ano poderá gerar dez.

Ele diz que a Genoa fará, ainda, a auditoria do processo - isto é, verificará se os bezerros nascidos das fêmeas e machos com marcador molecular para habilidade materna apresentam a característica.

Para Pineda, que nasceu na Venezuela, viveu na Suíça e está no Brasil há 26 anos, a tecnologia dos marcadores moleculares "terá impacto em toda a pecuária". Na Austrália, onde a tecnologia está no mercado há cinco anos, foi identificado o marcador molecular para maciez da carne, uma exigência de importadores do produto australiano, como o Japão.

Além de selecionar gado nelore e girolando (de leite) em Oriente, na região de Marília, a Paredão também produz leite com sua marca, tem novilhas de leite e café em Quintana e gado de corte e cana-de-açúcar em Lucélia, cidades que ficam na mesma região.