Título: Dilma pede a PP que indique nomes para ocupar Ministério das Cidades
Autor: Exman ,Fernando
Fonte: Valor Econômico, 31/01/2012, Política, p. A10

Desgastado por denúncias de irregularidades e sem respaldo político do Palácio do Planalto, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, deve deixar a Pasta até o fim desta semana. Integrantes da cúpula do PP, partido do ministro, receberam um recado de emissários do Palácio do Planalto para que seja indicado um substituto para o cargo até o fim da viagem da presidente Dilma Rousseff a Cuba e ao Haiti.

A presidente deve retornar a Brasília na noite de quarta-feira, e já tem despachos agendados para o dia seguinte. Um dos padrinhos de Negromonte no ministério, o governador da Bahia, Jaques Wagner, integra a comitiva de Dilma.

Após ser eleita, Dilma sinalizou que gostaria de manter o então ministro Márcio Fortes à frente do cobiçado Ministério das Cidades. No entanto, deputados federais do PP trabalharam pela saída do correligionário do governo e a nomeação de Negromonte, ex-líder da bancada da sigla na Câmara. A Pasta é responsável, por exemplo, por obras de mobilidade urbana, habitação e saneamento básico. É objeto de desejo de PT e PMDB.

Com o enfraquecimento político de Negromonte, o nome de Fortes, agora presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), voltou a ser cotado. No entanto, alas da sigla têm defendido que, a fim de pacificar a dividida bancada do PP na Câmara, os deputados da sigla indiquem um novo nome para a função. Procurada, a assessoria de imprensa da Pasta informou que o ministro despachará hoje normalmente.

Ontem, em mais um sinal do isolamento político do ministro, o "Diário Oficial da União" divulgou a demissão do chefe da assessoria parlamentar do Ministério das Cidades, João Ubaldo Dantas, o responsável pela interlocução da Pasta com o Congresso. A demissão ocorreu cinco dias depois de o chefe de gabinete do ministério, Cássio Peixoto, também da Bahia e aliado de Negromonte, ser exonerado pela Casa Civil. Assim como Peixoto, a saída de João Ubaldo Dantas não foi a pedido, segundo portaria publicada no "Diário Oficial".

Além disso, Negromonte foi isolado ontem em solenidade de liberação de R$ 276 milhões da Pasta na Bahia, seu reduto eleitoral. Deixado à distância de Dilma Rousseff pelo cerimonial da Presidência, o ministro falou pouco e evitou a imprensa. A discrição contrastou com outras solenidades similares em seu berço político.

Ele recebeu apenas uma menção protocolar da presidente - foi citado nominalmente junto com os demais ministros originários da Bahia. Embora se tratasse de obras da Pasta de Negromonte, o cerimonial posicionou o ministro longe de Dilma. Pelo lado direito, entre ela e Negromonte, sentaram-se Jaques Wagner e Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Do lado esquerdo, quem se sentou ao lado da presidente foi o chanceler Antônio Patriota. O discurso do ministro das Cidades durou menos de cinco minutos - metade do tempo usado pelo governador da Bahia e pelo prefeito da cidade, Luiz Caetano, ambos do PT.

Na noite de domingo, Dilma e Wagner discutiram a situação do ministro. O governador buscou se distanciar do ministro. Antes de jantar com Dilma, o petista ressaltou que a indicação do ministro coube ao PP, e não a ele. Wagner também disse que não depende de "nenhum ministro" em particular porque tem uma relação direta com a presidente. Questionado se defenderia a permanência de Negromonte, o governador lavou as mãos: "Essa caneta não me pertence."

Em seu discurso, a presidente voltou a afirmar que o consumo das famílias brasileiras vai proteger o país da crise internacional, que afeta principalmente países da zona do euro. Em Camaçari (região metropolitana de Salvador), a presidente citou a escalada do desemprego na Europa e disse que a crise não afetará o Brasil, que tem um modelo diferente de crescimento.

"Países até então desenvolvidos hoje lideram o campeonato de quem mais desemprega no mundo. Nosso modelo é diferente. O Brasil vai crescer se as pessoas melhorarem de vida", disse. (Colaborou Yvna Sousa, com agências de notícias)