Título: Lula vai participar do encontro do G-8 na Rússia
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2006, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um encontro "ampliado" do G-8, espécie de diretório político do planeta, informou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Este ano, os lideres do G-8 - Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e Rússia - se reunirão de 15 a 17 de julho em São Petersburgo, sob a presidência russa.

A diplomacia brasileira vinha articulando há tempos um convite para Lula. Em recente viagem a Londres, os brasileiros indicaram aos britânicos que o presidente gostaria de participar da cúpula ampliada na Rússia, a exemplo do que ocorreu em Evian (França) e Gleneagles (Inglaterra). Alegavam que a agenda proposta para a cúpula - energia, combate a doenças infecciosas e educação - tem muito a ver com a experiência brasileira. Uma participação no G-8 também está longe de desfavorecer um candidato em plena campanha para reeleição presidencial.

Ocorre que a Rússia, o país último a entrar no seleto grupo das nações poderosas, não mostrava entusiasmo em misturar países em desenvolvimento com os grandes. O governo brasileiro contava com a "convergência" entre o Brasil e o Reino Unido sobre a democratização das instâncias de decisão internacionais, de forma que Tony Blair poderia estimular Moscou a convidar nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil. O convite do presidente Vladimir Putin a Lula chegou há duas semanas e deverá ser respondido positivamente.

A participação de Lula no G-8 vai ser também para discutir a negociação na Organização Mundial do Comércio (OMC). Haverá então uma situação curiosa: provavelmente a Rússia terá de sair da sala, porque ainda não é membro da entidade e portanto não participa da negociação. (AM)