Título: Atuação de Hélio Costa desagrada governistas
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 13/04/2006, Política, p. A14

A ala governista do PMDB está insatisfeita com o tratamento dado ao partido pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa. Entre outras divergências, os parlamentares se queixam de que o ministro desconsidera as indicações feitas pelo partido para os cargos de confiança em sua área.

A recente saída do ex-secretário-executivo do ministério, Tito Cardoso - indicado para o cargo pelo senador Luiz Otávio (PMDB-PA) - expôs o desconforto dos pemedebistas com Costa. Há versões diferentes para o episódio. Integrantes da cúpula partidária afirmam que Tito pediu demissão porque não tinha qualquer função no cargo.

Antes da demissão, o ministro teria tido uma conversa áspera com o senador paraense, que teria reclamado da "humilhação" pela qual Tito Cardoso estaria passando, sem qualquer poder no ministério.

A versão da assessoria do ministério é diferente. Cardoso teria pedido demissão para se dedicar a campanhas eleitorais. Sua saída teria sido previamente combinada com o ministro. Quando o ministro viajou para o Japão, onde se encontra no momento, Tito já havia saído. Deixou o cargo na última sexta-feira e sua demissão foi publicada no Diário Oficial de terça-feira.

Circula uma terceira versão, segundo a qual o ministro é que teria exonerado seu ex-secretário-executivo, após uma discussão.

A assessoria do Ministério das Comunicações negou que haja uma briga política por trás da saída do secretário-executivo, que teve a exoneração publicada no Diário Oficial de terça-feira. Segundo a assessoria, a demissão de Tito foi negociada há um mês entre o próprio Tito e o ministro. Assessores do ministério afirmaram que o ex-secretário executivo é ligado ao senador Luiz Otávio (PA) e que pediu licença para trabalhar na campanha do pemedebista e de outros aliados na região.

Segundo um assessor, a exoneração aconteceu na sexta-feira, quando o ministro ainda estava em Brasília. "Como não houve tempo de encaminhar a informação para o Diário Oficial, o procedimento só ocorreu na segunda-feira e a exoneração foi publicada na terça-feira".

Segundo fontes do PMDB, além de Luiz Otávio, Costa teria frustrado tentativa do senador Romero Jucá (PMDB-RR) de indicar uma pessoa para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A ala governista também estaria irritada com o fato de Costa ter vetado a indicação de Paulo Lustosa para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).