Título: PSD teme Lula como adversário
Autor: Ulhôa ,Raquel
Fonte: Valor Econômico, 17/02/2012, Política, p. A9

Parlamentares do PSD de outros Estados estão preocupados com a possibilidade de o ex-governador José Serra (PSDB) decidir pela disputa à Prefeitura de São Paulo e com o risco de o prefeito Gilberto Kassab recuar das negociações com o PT. A avaliação é que Kassab, presidente da nova legenda, avançou demais na direção da aliança com Fernando Haddad (PT) e uma eventual mudança de posição agora deixaria a relação do PSD com o governo federal muito ruim em todo o país e "arrebentaria" o partido.

Depois de propor ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a aliança em torno de Haddad e de comparecer ao evento em comemoração aos 32 anos do PT, recebendo vaias da militância e afagos da presidente Dilma Rousseff, Kassab perderia a credibilidade se recuasse, na opinião de integrantes da cúpula do seu partido que não querem ficar na oposição ao governo federal.

Como até agora ele tem mostrado muita habilidade política, a expectativa de seus aliados é que mantenha a disposição de aliança com o PT - a não ser que os petistas rejeitem. A avaliação é que Kassab tem argumentos de sobra para dizer a Serra que não tem mais condições políticas de voltar atrás, já que o tucano negou de forma categórica que disputaria.

O prefeito já está recebendo mensagens de dirigentes do PSD com manifestações de preocupação. Lembram que, pela histórica ligação política com Serra, Kassab tinha carta branca para apoiá-lo na disputa à Prefeitura de São Paulo em 2012 e fez todos os gestos nesse sentido. Liberado por Serra, ficou livre para articular a candidatura própria do vice-governador, Guilherme Afif Domingos, ou a aliança com Haddad.

Voltar atrás seria um "absurdo", para um dirigente do PSD, Estaria transformando Lula num "adversário forte demais" e colocando todo o poder federal contra a nova legenda, que nasceu para ser "independente" e para viabilizar um projeto de futuro para políticos que, abrigados no Democratas ou em outros partidos, estavam sem perspectiva. Seria atrair "artilharia pesada" contra o PSD.

Se Kassab caminhar para Serra agora, estaria "amarrando" seu projeto para 2014 ao PSDB. Entre os integrantes do partido, há ressentimento com a forma com que o PSDB "massacrou" o DEM, seu aliado, e com o tratamento dado ao próprio PSD.

Um motivo de irritação é o fato de o PSDB, mesmo sem nome forte para disputar a prefeitura, não ter disposição de apoiar um candidato do PSD agora, nem mesmo em troca do apoio de Kassab à candidatura à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) em 2014. Para parlamentares da nova legenda, isso é uma "humilhação".

Essas avaliações são feitas por dirigentes do PSD de outros Estados. Em São Paulo, a cautela é maior. O líder do PSD na Câmara dos Deputados, deputado federal Guilherme Campos (SP), diz que "a relação de Serra com Kassab transcende a questão de compromissos. Existe uma relação construída ao longo do tempo". Ele lembra que, por enquanto, existe apenas uma "promessa de posicionamento" com o PT.

Segundo ele, os sentimentos da bancada federal do partido em relação à aliança com o PT estão divididos. "O PSDB foi o primeiro partido que institucionalmente foi procurado pelo nosso presidente no sentido de fazer uma composição. E houve todo um processo de morosidade e falta de definição do PSDB", diz Campos.

Ele admite que a sinalização de que Serra pode mudar de posição tornou as conversas "mais intensas de todos os lados" e "aumentou a confusão e o clima de suspense" nas negociações em São Paulo. "É mais fácil acertar na Mega-Sena do que no que o Serra está pensando."