Título: TIM cancela acordo com Opportunity
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 03/05/2006, Brasil, p. A3

A Telecom Italia anunciou ontem que cancelou o acordo firmado no ano passado com o Opportunity para compra da participação do grupo brasileiro na Brasil Telecom. Os italianos enviaram uma carta à Brasil Telecom formalizando a decisão. Eles alegam que "diversas ações contra a implementação do acordo de fusão, inclusive, sem limite, sua recente providência para dar início a um processo de arbitragem na ICC (Câmara de Comércio Internacional)" tornaram o negócio inviável.

No dia 29 de abril do ano passado, a Telecom Italia e o Opportunity fecharam um acordo que tentou colocar um fim a disputa pelo controle da Brasil Telecom. Os italianos se propunham o pagamento de 341 milhões de euros pela parte do sócio. Na época, a Telecom Italia ofereceu 291 milhões de euros pelas ações do Opportunity e mais 50 milhões de euros para encerrar as disputas jurídicas em torno do controle da operadora brasileira.

Mas o acordo pegou de surpresa os fundos e o Citigroup, sócios na operadora que discordaram dos termos do negócio. A Brasil Telecom alega que era ela a autora dos processos contra o grupo italiano e não o Opportunity, Portanto, era a operadora que deveria receber a indenização de 50 milhões de euros.

Na semana passada, a Brasil Telecom reafirmou a disposição de abrir um processo contra o acordo. Conforme uma das cláusulas desse acordo, que tinha validade de dois anos, a partir de sexta-feira passada a Telecom Italia teria o direito de desfazer o acerto com Dantas.

A Brasil Telecom divulgou um fato relevante na noite de ontem confirmando recebimento da carta do grupo italiano, onde é cancelado o acordo com o Opportunity.