Título: Ambições políticas de Renan estão em jogo nas eleições municipais
Autor: Camarotto,Murillo
Fonte: Valor Econômico, 24/02/2012, Especial, p. A12

As eleições municipais deste ano não devem resultar em alterações significativas no quadro atual da política alagoana. Sobrenomes bastante conhecidos dos eleitores são favoritos para ficar com as prefeituras de Maceió e Arapiraca, principais cidades do Estado. O grande interessado no resultado da disputa é o senador Renan Calheiros (PMDB), que pretende realizar em 2014 o antigo sonho de governar Alagoas.

Para isso, ele deve trabalhar para que o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) seja eleito prefeito de Maceió - desde que se comprometa a não disputar o governo daqui a dois anos. Assim, Renan terá dois adversários de peso fora do seu caminho, visto que o governador Teotônio Vilela já exerce o segundo mandato. Assim, o único adversário potencial seria o senador Fernando Collor de Mello (PTB), que não tem demonstrado entusiasmo para entrar na disputa.

O plano de Renan, no entanto, pode ser atrapalhado pelo deputado federal Rui Palmeira (PSDB), filho do ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira, um dos padrinhos políticos de Collor. Bem votado nas eleições de 2010, Rui deve ser o candidato do governador para a prefeitura da capital. Uma eventual vitória do tucano poderia colocar Lessa no caminho de Renan em 2014.

Maceió é comandada atualmente por Cícero Almeida (PP), repórter policial que foi eleito como alternativa aos grupos tradicionais da política alagoana, mas que acabou cooptado pelo senador Benedito de Lira (PP), com quem já rompeu. Cortejado por alguns dos pré-candidatos, o prefeito deve indicar o secretário de Obras, Mozart Amaral (PMDB), para sua sucessão. (MC)