Título: Família e padrinho no adeus
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 01/10/2010, Política, p. 6

Para encerrar o horário eleitoral gratuito, Dilma explorou a sua proximidade com o presidente Lula. Serra mostrou netos e filhos na TV

Dilma Rousseff fechou sua participação no horário eleitoral antes do primeiro turno escorando-se no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esbanjando cenas externas, eles aparecem em Ouro Preto, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte.

Depois, os dois aparecem juntos sentados na bancada e Lula prega o voto em sua pupila. Você que acredita em mim e acha bom o meu governo, não tenha dúvida, vote na Dilma. Igual a mim, a Dilma gosta dos pobres, respeita a vida, a paz e a liberdade, e as religiões. Votar na Dilma é votar em mim com a certeza de um governo ainda melhor. O Brasil está em outro patamar, afirmou o presidente.

José Serra apostou na família. Levou netos e os filhos para a propaganda na televisão. O modo de vida notívago do candidato tucano foi explorado no programa. A mulher Monica Serra diz que, quando os filhos eram pequenos, ela dormia enquanto ele trocava fraldas e dava mamadeiras. José Serra apareceu cantando uma antiga marchinha de carnaval depois do apelo da filha Verônica. A minha história é íntegra, limpa, disse. Precisamos de um governante que nos faz acreditar num futuro melhor, que não seja refém de partidos políticos, de turmas, emendou. Após mostrar a família, Serra apareceu lendo um trecho da Bíblia.

Segundo turno O PV aproveitou o programa de Marina Silva para convocar os potenciais eleitores da candidata verde para garantir um voto a mais e levá-la ao segundo turno. Quero chamar todo mundo nessa onda verde. O povo inteiro, especialmente as mulheres que lutam para manter suas famílias. Quero chamar os jovens, os idosos e os aposentados. Vamos ao segundo turno porque ninguém pode calar a voz do povo, disse Marina.

Antes de participar do último debate entre os presidenciáveis, Dilma fez um balanço da campanha e não dispensou alfinetadas nos adversários. Sou outra pessoa. Uma que entrou, outra que saiu. Com certeza, com mais experiência e uma pessoa muito melhor do que entrou. A primeira vitória é a sua, de crescimento pessoal, afirmou.

Perguntada sobre a declaração de Marina Silva a respeito de ter mudado de posição sobre o aborto, a candidata petista foi direta: Lamento que ela faça uma avaliação a respeito das minhas convicções, disse Dilma, emendando com o comportamento que adotará caso seja eleita: Como presidente, terei que cumprir a lei. Nunca escondi que o tratamento da mulher não é uma questão de política, uma questão pessoal. É uma questão de saúde pública.

Sou outra pessoa. Uma que entrou, outra que saiu. Com certeza, com mais experiência e uma pessoa muito melhor do que entrou

Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência