Título: Uruguai detalha proposta de acordo com EUA
Autor: Bautzer, Tatiana
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2006, Brasil, p. A3

Condoleezza Rice, secretária de Estado dos EUA, e o presidente do Uruguay Tabaré Vázquez: parceiros no futuro O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, apresentou ontem numa palestra no Departamento de Estado sua proposta para um acordo comercial com os Estados Unidos. "O Uruguai está interessado em trabalhar com os Estados Unidos para aprofundar a relação bilateral e melhorar o acesso a mercados, bens e serviços", disse o presidente, que discursou pouco antes da secretária de Estado, Condoleezza Rice, na conferência anual do Conselho das Américas em Washington.

Vázquez disse que o Uruguai quer aumentar a exportação de carnes, lácteos, têxteis e software para os EUA. O presidente uruguaio comparou o efeito do protecionismo na área econômica ao do autoritarismo na política e reclamou da falta de resultados na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Vázquez disse que o Uruguai tem a oferecer, além de proteção a investidores garantida pelo tratado bilateral de investimentos, "profunda estabilidade democrática e respeito a contratos". O presidente uruguaio destacou que o país nunca rompeu contratos e tem um regime que não discrimina o investidor estrangeiro. Também lembrou que não há risco de transferência cambial no país.

Vázquez citou também incentivos concedidos pelo governo à instalação de atividades produtivas (isenção fiscal para setores ligados à inovação) e alta qualificação da mão-de-obra uruguaia.

Logo após o discurso do presidente, a secretária de Estado disse que o presidente George Bush estava "ansioso" para se encontrar com Vázquez, hoje. "Os Estados Unidos serão parceiros do Uruguai no futuro", disse Rice. Perguntado sobre a negociação de um tratado de livre comércio com os EUA, o subsecretário de Estado para o Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, disse que ainda está em estudo qual mecanismo poderá ser usado para negociar um acordo comercial com o Uruguai.

Antes de expor os setores de interesse do Uruguai na negociação com os EUA, Vázquez voltou a dizer que quer continuar no Mercosul, mesmo negociando um tratado com os EUA. O presidente disse que quer um Mercosul maior, mas que o Uruguai "não pode dar as costas ao mundo". Numa referência velada a Brasil e Argentina, Vázquez disse saber que outros países do Mercosul "têm limitações e bloqueios que hoje lamentavelmente estão claros". O presidente afirma querer um Mercosul "mais profundo" e integrado, que não fique "fechado em si mesmo".