Título: Intenção esbarra em "lua de mel" de sócios
Autor: Braga, Paulo
Fonte: Valor Econômico, 04/05/2006, Brasil, p. A3

As ameaças feitas pelo Uruguai encontram o Mercosul em um momento de boas relações - talvez as melhores - entre Brasil e Argentina, sócios que protagonizaram as maiores crises do bloco comercial.

A satisfação argentina com os gestos feitos pelo Brasil já vinham aparecendo há alguns dias em declarações de funcionários do governo. Desde o encontro da semana passada entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, em São Paulo, os jornais locais falam de uma nova "lua de mel" na relação bilateral. Também contribuíram para o bom clima as concessões feitas pelo Brasil na área comercial, como a aceitação das salvaguardas intra-Mercosul, no começo de fevereiro, que por sua vez se tornaram um ponto de tensão no relacionamento com os países menores, por exclui-los.

Após a reunião de São Paulo e para satisfação dos funcionários argentinos, o assessor de política internacional do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, afirmou que o conflito entre Argentina e Uruguai sobre a instalação de duas fábricas de polpa de celulose no lado uruguaio da fronteira dos dois países era uma questão "bilateral", endossando o argumento argentino de que o Mercosul não deveria tratar do tema. A visão expressada por Garcia mostrou que o Brasil estava disposto a atuar de maneira discreta para tentar satisfazer as reivindicações uruguaias, mas não se arriscaria a opor-se publicamente ao principal parceiro do Mercosul em uma questão que, na Argentina, também se tornou parte da política interna.

Esses antecedentes levam a crer que a "tendência" é que as ameaças que vêm sendo feitas pelo Uruguai e também pelo Paraguai façam com que o Brasil busque reforçar a coesão com a Argentina, segundo disse uma fonte do governo brasileiro ao Valor. A disposição na Argentina parece ser a mesma. Uma fonte da chancelaria local falou de um "eixo Brasília-Buenos Aires", cujo fortalecimento seria a resposta ao eventual golpe representado pelo afastamento uruguaio.