Título: PTB paulista anuncia aliança com Serra e pede a vice
Autor: Góes, Francisco
Fonte: Valor Econômico, 20/06/2006, Política, p. A6

Na tentativa de ultrapassar as limitações impostas pela cláusula de barreira, o PTB firmou apoio com o PSDB em São Paulo e pleiteia a vaga de vice na candidatura do tucano José Serra ao governo estadual. A formalização do apoio será feita no sábado, durante a convenção do partido, e dará mais três minutos de propaganda no rádio e na televisão para os tucanos. A candidatura de Serra já tem o apoio formalizado de PFL e PPS.

Sem lançar candidatura própria à Presidência, o PTB dividiu seu apoio nos Estados entre PT e PSDB. "O PTB pode ser o fiel da balança. Precisamos de uma votação muito expressiva para superar a cláusula de barreira", analisou o deputado Luiz Fleury Filho (SP), secretário geral da legenda.

Mesmo ainda sem a definição de o PSDB colocar algum membro do partido para ser vice na chapa ou se dará para outro partido, PMDB e PTB negociam o cargo. O ex-governador paulista e presidente do estadual do PMDB, Orestes Quércia, procurou o presidente do PTB municipal, Campos Machado, para mostrar apoio à legenda os pemedebistas não ocupem o cargo.

Dentro do PTB, os indicados para concorrer como vice seriam Campos Machado ou o deputado federal Ricardo Izar (SP). "Serra não descartou a possibilidade de nos dar a vice e disse que sua decisão virá até sexta-feira", relatou Fleury Filho.