Título: Votar nela é votar em mim
Autor: Tolentino, Lucas; Calcagno, Luiz
Fonte: Correio Braziliense, 01/10/2010, Ciedades, p. 28

Em comício realizado em Ceilândia, Roriz reafirmou que governará o DF ao lado da mulher, caso ela seja eleita

O casal Roriz destacou que a administração da cidade será feita em família

O último comício de Weslian Roriz e da coligação Esperança Renovada foi marcado pela animação e pelo atraso. Cerca de 500 pessoas se reuniram no Ceilambódramo para prestar apoio aos candidatos, entre elas o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, que marcou presença no evento ao lado da primeira-dama Karina Rosso. Ele afirmou que se sente livre para declarar apoio ao grupo. O ex-candidato Joaquim Roriz e a mulher chegaram ao local por volta das 20h. Praticamente todos os discursos dos políticos foram marcados pelo otimismo em relação ao resultado das eleições e por críticas à imprensa.

Apesar de ter saído da disputa na semana passada, o ex-governador deixou claro para o público que é a sua foto que aparecerá nas urnas no próximo domingo. Além disso, Roriz declarou que governará na retaguarda dela (Weslian) 24 horas por dias. Votar nela é votar em mim, enfatizou aos eleitores. Ele disse ainda que tem sofrido muito por ter tido a candidatura questionada nos tribunais e também pelos adversários e destacou que o companheirismo da mulher foi decisivo nos momentos mais críticos da campanha.

Weslian relembrou o dia em que o ex-governador decidiu renunciar à candidatura ao GDF. Ela disse que teve a ideia de substituir o marido na madrugada após o impasse da impugnação de Roriz no Supremo Tribunal Federal (STF), mas ficou surpresa ao saber que seria a cabeça de chapa e não a vice da coligação Esperança Renovada. Dizem que sou frágil, e é verdade, mas também sou uma mulher determinada que vai mandar no governo. Se eleita for, fiquem certos: somos uma família unida. Vou trabalhar com Jofran ao meu lado, porque não podemos governar sozinhos. Governamos com dois corações batendo juntos.

Quando discursou, o postulante a uma vaga no Senado Alberto Fraga atacou os adversários e saiu em defesa de Weslian. Ai de um petista que falar mal da senhora perto de mim. Nós também temos militância, já mostramos que temos militância, alfinetou. Rogério Rosso disse que o comício representou a consolidação da virada e da vitória.

Entre os eleitores, o clima também era de esperança. Quase todos empunhavam bandeiras e faixas azuis amarradas à cabeça ou nos braços. O servidor público Gláucio Duarte Júnior, 32 anos, morador de Ceilândia, acredita que as pesquisas de intenção de votos são fraudadas. A imprensa e o governo federal estão comprando os tribunais. Para mim, o mais provável é que a dona Weslian vença no primeiro turno. Pode até ser que tenha um segundo, mas não tem pra mais ninguém. Os vermelhos não vão ganhar no tapetão, protestou.

"Dizem que sou frágil e é verdade, mas também sou uma mulher determinada que vai mandar no governo. Se eleita for, fiquem certos: somos uma família unida

Weslian Roriz (PSC)

O número 94 Total de zonas eleitorais espalhadas pelos cinco continentes. Os brasileiros que estão no exterior e se cadastraram na Justiça Eleitoral só podem votar para presidente

O número O PÚBLICO Segundo a PM, 500 pessoas prestigiaram o último comício da coligação Esperança Renovada