Título: Piores que Lula e Alckmin
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 04/10/2010, Política, p. 4

Urnas demonstram que Dilma e Serra tiveram desempenho aquém dos antecessores

Nas últimas três eleições presidenciais, comparativo do confronto dos petistas contra os tucanosmostra que Geraldo Alckmin (PSDB) ainda é o candidato que impôs mais derrotas aos adversários nos estados. Na disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, Alckmin ganhou em noves estados: Goiás,Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo. Na disputa deste ano, o presidenciável tucano José Serra bateu Dilma em oito estados: Acre,Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

O desempenho de Dilma neste ano comparado com o de Lula em 2006 também mostra que o presidente é umcandidato muito mais competitivo. A ministra teve desempenho inferior ao de Lula em 18 estados.

Serra também perde para Alckmin em desempenho. O adversário de Dilma no segundo turno teve menos sucesso que o recém-eleito prefeito de São Paulo em 25 estados.

Cantada em verso e prosa, a projetada vitória da candidata do PT à Presidência no primeiro turno passou longe na maioria dos estados. Dilma mostrou desempenho muito inferior ao do presidente Lula em comparação aos votos obtidos pelo petista, no Sudeste, nas disputas de 2002 e 2006.Aex-ministra sódemonstrou domínio eleitoral no Nordeste.

Até mesmo em Sergipe, estado comandado pelo governador petista Marcelo Déda, Dilma não teve vida fácil. Seu adversário no segundo turno, o tucano José Serra, teve boa votação e deu trabalho. A ex-ministra da Casa Civil teve desempenho inferior ao de Lula em pelo menos 18 estados, emcomparação com a votação do petista no primeiro turno da eleição em 2006, quando disputou com Geraldo Alckmin.

A candidata de Lula venceu apertado na maioria dos estados do Sudeste e ainda amargou derrota em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Em 2002, Lula conseguiu vencer o tucano em sua base eleitoral. O presidente petista, que não foi derrotado no Acre em suas duas últimas disputadas com Serra e o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, assistiu a indicada perder para o tucano na região, no primeiro turno. Serra também teve mais votos que Dilma no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Rondônia, Roraima e Santa Catarina.